- 21/08/2023
- Sem Comentário
- 2 Minutos de Leitura
136 prefeituras na Paraíba devem fechar as portas em protesto à queda no FPM e repasse do piso da enfermagem
Mais da metade das prefeituras da Paraíba já confirmaram participação no protesto programado para o dia 30 de agosto e articulado pela Federação das Associações dos Municípios (Famup). Conforme apurou o ClickPB, são 136 prefeitos já prontos para fechar as portas nesta data. Os gestores devem se reunir na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa, para fazer uma mobilização.
https://podcasters.spotify.com/pod/show/pbpetv
Em entrevista ao ClickPB, o presidente da Famup, George Coelho, informou que prefeituras de sete estados nordestinos, incluindo a Paraíba, já aderiram ao movimento. “No Piauí, 87% das prefeituras já aderiram. No Ceará, 100% já aderiram. A expectativa é que até a data do protesto mais prefeituras estejam no movimento”, falou.
Os prefeitos fecharão as portas para protestar contra três maneiras de repasses de recursos para os municípios. O primeiro é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que vem sofrendo redução, repasse das emendas parlamentares e o piso da enfermagem.
CLIQUE AQUI E SIGA @PBPETV NO X
A ideia é suspender as atividades não essenciais para conversar com a população e com os servidores sobre a situação financeira das cidades. A paralização tem o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A proposta da CNM é promover reuniões de bancadas dos gestores municipais com senadores para apresentar as premissas do movimento municipalista na Reforma Tributária e apontar as mudanças que precisam ser feitas no texto durante as discussões na Casa.