Caaporã: projeto de educação ambiental “Asa Verde” é lançado

Foi realizado, na manhã desta segunda-feira (06/06), o lançamento do projeto de educação ambiental “Asa Verde” que será implementado no município de Caaporã. O projeto foi idealizado pela promotora de Justiça Miriam Pereira Vasconcelos e conta com a parceria da Prefeitura de Caaporã e da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Estiveram presentes no lançamento, além da promotora Miriam Vasconcelos, o prefeito de Caaporã, Cristiano Monteiro; o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho; a juíza de Caaporã, Daniere Ferreira; a diretora técnica da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Joana Nóbrega; a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Taciana Wanderley Cirilo; e alunos da rede municipal, que foram representados pela estudante Maria Eduarda.

Conforme a promotora, o projeto visa despertar a consciência cidadã da comunidade local e fomentar a responsabilidade social para que as pessoas coloquem em prática a correta separação dos resíduos sólidos, auxiliando o processo da coleta seletiva municipal.

O presidente da Famup e o prefeito de Caaporã destacaram a importância do projeto por trabalhar com estudantes n a criação de uma nova cultura e na formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente. A coordenadora técnica da Sudema também ressaltou a importância do trabalho com as crianças.

A estudante Maria Eduarda, participante do projeto, agradeceu aos órgãos envolvidos no projeto e assumiu o compromisso de ser uma replicadora ambiental e de cuidar do planeta.

O evento de lançamento do projeto fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, da Sudema.

Projeto

A promotora Miriam Vasconcelos explicou que o projeto consiste na participação de estudantes da escola pública, com idade entre 12 a 17 anos que, por sua vez, serão denominados “Agentes Mirins Ambiental” e receberão curso de formação e aperfeiçoamento ministrados pela Sudema, a fim de se tornarem multiplicadores na busca dessa conscientização cidadã.

Os agentes mirins deverão colocar em prática o processo seletivo dos resíduos sólidos, falando sobre sua importância, de como desenvolver a coleta seletiva do lixo e quais os benefícios a serem alcançados com a mudança de atitude de cada um.

Ainda conforme a promotora, o projeto conta com uma novidade que é a participação dos agentes de saúde comunitários. Eles também serão capacitados pelos Sudema e vão trabalhar para conscientizar a população residente em sua área de atuação sobre a importância da correta separação dos resíduos sólidos, sejam eles orgânicos ou inorgânicos.

O projeto será desenvolvido através de oficinas, feirinha de trocas, dramatizações, contação de histórias, palestras, gincanas, workshops, ações sociais, dentre outras inúmeras atividades com o escopo de alcançar a finalidade nele pretendida, conforme cronograma apresentado pela Secretaria de Educação.

Os agentes mirins serão coordenados por uma comissão escolhida pela Secretaria de Educação de Caaporã. Já a Secretaria de Saúde de Caaporã elegerá uma comissão para coordenar o trabalho a ser realizado desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde junto a comunidade de sua responsabilidade e os resultados obtidos.

PBPE Podcast

Sair da versão mobile