Federação PSOL/Rede é homologada e lança pré-candidatura de Alice Gabino a vice-governadora de Pernambuco

Foto: Priscilla Aguiar/g1

Ao lado do pré-candidato ao governo João Arnaldo (PSOL) e da pré-candidata ao Senado Eugênia Lima (PSOL), ela formará a chapa majoritária da federação. Anúncio ocorreu na última terça (19), no Recife.

A pré-candidatura de Alice Gabino (Rede Sustentabilidade) a vice-governadora de Pernambuco foi apresentada na terça (19). Ao lado do pré-candidato ao governo João Arnaldo (PSOL) e da pré-candidata ao Senado Eugênia Lima (PSOL), ela formará a chapa majoritária da federação PSOL/Rede, homologada, em evento no Recife.

O anúncio foi feito durante evento realizado pelo partido na sede do PSOL-PE, na área central da cidade, com a presença de lideranças do PSOL e da Rede Sustentabilidade.

O evento, marcado para começar às 14h, teve início com 50 minutos de atraso, às 14h50. O presidente do PSOL-PE, Tiago Paraíba, será o responsável pela condução da federação no estado.

Alice dos Santos Gabino tem 42 anos. Fundadora da Rede Sustentabilidade, ela é ativista política e ambiental e bacharel em direito.

A pré-candidata a vice-governadora iniciou na política em 2018, quando concorreu ao cargo de deputada federal, mas não foi eleita.

“Esta federação a gente faz aqui como resistência da democracia. Meu compromissa é da mulher, do jovem, da pessoa negra, da periferia”, afirmou.

Alice Gabino destacou dados de uma pesquisa que aponta que Pernambuco está entre os estados onde ocorrem mais assassinatos de jovens negros.

“A nossa juventude está morrendo todos os dias por arma de fogo. O Atlas da violência coloca Pernambuco como o quinto estado onde mais se mata jovens negros. As mulheres, na pandemia, foram muito mais mortas pela violência, que se concentrava no povo preto. Precisamos trazer segurança no lar das pessoas, nas ruas. Precisamos trazer segurança e esperança para a nossa juventude”, disse.

Candidato ao governo, João Arnaldo tem 47 anos e nasceu em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

Em 2020, foi candidato a vice-prefeito do Recife na chapa com Marília Arraes (PT). Eles foram derrotados por João Campos (PSB) e Isabella de Roldão (PDT).

“Essa aqui é a única chapa em Pernambuco que não tem um bolsonarista. É preciso ter clareza do que representa isso. Com quem a gente se alia e o que a gente representa define como é o projeto que a gente quer defender”, declarou.

João Arnaldo, ao anunciar a vice, falou sobre a importância do que ela defende e representa. “Vocês já viram a força, a representatividade e a vontade que ela tem de fazer essa mudança com todos nós e eu tenho certeza que a gente vai tomar Pernambuco com emoção, afeto e pé na porta”, disse.

g1/PE

PBPE Podcast

Sair da versão mobile