Parecer da PGR pede arquivamento de ação que quer impedir posse de Walber Virgolino e outros deputados

A posse dos parlamentares está marcada para a próxima quarta-feira (1º).

O pedido de suspensão da posse dos parlamentares citou ações do deputado Walber Virgolino (Foto: Divulgação)

Um parecer da PGR (Procuradoria-Geral da República) defendeu que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive a ação que quer impedir posse de Walber Virgolino (PL) e de outros deputados. O pedido feito por um grupo de advogados, era para que o tribunal suspendesse a posse e apurasse eventuais ações de deputados bolsonaristas nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Em manifestação ao STF, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, afirmou que a eventual análise da conduta dos parlamentares cabe ao Conselho de Ética da Câmara. A posse dos parlamentares está marcada para a próxima quarta-feira (1º).

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), na última sexta-feira havia dado 24 horas para que a PGR se manifestasse sobre um pedido em que o grupo de advogados Prerrogativas pedia a suspensão da posse de deputados federais bolsonaristas.

O grupo de juristas argumenta que os congressistas eleitos e reeleitos apoiaram os atos terroristas realizados em 8 de janeiro, em Brasília. Os advogados solicitaram ainda a instauração de inquérito policial apuração da responsabilidade penal dos deputados em relação às manifestações.

Click/PB

PBPE Podcast

Sair da versão mobile