PEDRAS DE FOGO: Prefeitura incha folha de pagamento e torra quase R$ 3 milhões com servidores sem concurso em apenas dois meses

A Prefeitura de Pedras de Fogo, na Região Metropolitana de João Pessoa, está com a folha inchada de servidores sem concurso público. Em apenas dois meses deste ano foram pagos quase R$ 3 milhões para custear as despesas com os salários de prestadores de serviço e cargos comissionados. Pelo menos é o que atesta levantamento feito a partir dos dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), através do Sistema Sagres.

De acordo com o TCE, o número de servidores contratados sem concurso chega a 952 enquanto que os efetivos somam 476, ou seja, exatamente o dobro.

O levantamento também constatou que o valor desembolsado para pagar a folha salarial subiu quase 50%, comparando o ano de 2021 com 2022 e 2023.

Em 2021, por exemplo, sob o comando do então prefeito Manoel Junior (in memoriam), a prefeitura possuía 140 cargos comissionados, 525 prestadores de serviço e 545 servidores efetivos. Já em 2023, sob o comando do atual gestor, Bá Barros, o número de comissionados pulou para 195 e prestadores de serviço 801, enquanto que o de efetivos caiu para 497.

A reportagem disponibiliza o espaço para algum representante da gestão municipal se pronuncie, caso queira.

Matéria do Portal paraiba.com.br

PBPE Podcast

Sair da versão mobile