PM é punido com 23 dias de prisão após dizer que governo estadual acolhe bandido; comentário em rede social foi há mais de três anos

Portaria com punição por postagem feita em 22 de novembro de 2020 foi publicada na edição da sexta-feira (21) do Boletim Geral da Secretaria de Defesa Social.

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) fica no Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

Um policial militar foi punido com 23 dias de prisão após criticar a Secretaria de Defesa Social (SDS) e o governo de Pernambuco. Na publicação, feita em uma rede social há mais de três anos, o soldado comentou: “Indignação, vergonha e desprezo, SDS e Governo do Estado fazendo papel de acolhedores de bandido”.

O PM Hudson Severiano do Nascimento fez esse comentário em um vídeo publicado na conta pessoal dele nas redes sociais em 22 de novembro de 2020. A punição foi publicada na edição da sexta-feira (21) do Boletim Geral da SDS, em uma portaria assinada pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho.

Após uma denúncia, a corregedoria da Polícia Militar (PM) instaurou uma Sindicância Administrativa Disciplinar Militar para investigar a autoria do comentário.

Na decisão, a SDS afirmou que Hudson violou três artigos da Lei 11.817, que é o Código Disciplinar dos Militares:

Artigo 106: censurar ato de superior ou desconsiderá-lo, reservadamente ou em público;
Artigo 113: promover ou se envolver em escândalo, comprometendo o prestígio da corporação;
Artigo 139: deixar de cumprir ou de fazer cumprir as normas regulamentares da PM na esfera de suas atribuições.
O local para onde o policial militar foi levado para cumprir a pena de prisão não foi informado. O g1 entrou em contato com a defesa do soldado punido, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

PBPE Podcast

Sair da versão mobile