Lula vê eleição de Maduro como “processo normal”

Presidente brasileiro defende procedimentos na eleição venezuelana, apesar de prisões e contestações

Lula considera um 'processo normal' eleição de Maduro - Foto (Reprodução)

O presidente Lula se pronunciou hoje sobre a reeleição de Nicolás Maduro na Venezuela, classificando o processo como “normal”. Segundo Lula, a oposição foi impedida de acompanhar a apuração dos votos e opositores do regime foram presos após as primeiras contestações. “Tem uma briga, como é que vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com recurso. Sabe?”, disse Lula em entrevista à GloboNews.

Justiça e reconhecimento oficial

Lula afirmou que é necessário esperar o pronunciamento da Justiça para resolver as disputas eleitorais. “E vai esperar na Justiça, tomar o processo. E aí, vai ter uma decisão que a gente tem que acatar. Eu estou convencido de que é um processo normal, tranquilo. O que precisa é que as pessoas que não concordam tenham o direito de provar que não concordam e o governo tenha o direito de provar que está certo”, afirmou o presidente, ressaltando que seu governo ainda não reconheceu oficialmente a eleição de Maduro.

Prisões e mortes na Venezuela

Protestos na Venezuela, após resultado das eleições de domingo - Foto (Reprodução)
Protestos na Venezuela, após resultado das eleições de domingo – Foto (Reprodução)

De acordo com o procurador-geral venezuelano, Tarek William Saab, ao menos 749 pessoas foram presas devido aos protestos no país. Além disso, a ONG Fórum Penal informou que seis pessoas morreram nos confrontos, que acontecem pelo segundo dia consecutivo. Hoje, o governo do Peru reconheceu a vitória de Edmundo Gonzáles para a Presidência da Venezuela.

Com informações – GloboNews

PBPE Podcast

Sair da versão mobile