Avião com 61 pessoas cai em Vinhedo, interior de São Paulo

Aeronave da VoePass seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) e tinha capacidade para 68 passageiros

Avião com 61 pessoas cai em Vinhedo, no interior de São Paulo - Foto (Reprodução)

Uma tragédia aérea ocorreu na tarde desta sexta-feira (9/8) em Vinhedo, interior de São Paulo, quando um avião da companhia aérea VoePass, anteriormente conhecida como Passaredo, caiu em uma área residencial. A aeronave havia decolado de Cascavel, Paraná, às 11h58, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

No total, 57 passageiros e 4 tripulantes estavam a bordo do avião, resultando na morte de todas as 61 pessoas, conforme informado pela Prefeitura de Vinhedo. Inicialmente, a companhia aérea havia divulgado que 62 pessoas estariam no voo.

Sete viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local do acidente. Informações preliminares da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que a aeronave envolvida era um turboélice com capacidade para 73 assentos.

O pouso no aeroporto de Guarulhos estava programado para as 13h50. Segundo os bombeiros, o avião caiu na Rua Cristã de Galo, nº 79, dentro de um condomínio fechado. Felizmente, ninguém em solo foi atingido.

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para investigar as causas do acidente. Os investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estão realizando os procedimentos iniciais no local.

Além disso, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, juntamente com as Polícias Civil e Militar, estão mobilizadas nas operações de resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico-Legal (IML) também foram enviadas para auxiliar nos trabalhos.

As unidades de saúde, como o Hospital das Clínicas da Unicamp e o Hospital Estadual de Sumaré, estão em alerta para o atendimento de possíveis vítimas. Os corpos das vítimas serão levados para o IML de Campinas.

Governador Tarcísio de Freitas antecipa retorno a São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), antecipou seu retorno ao estado para acompanhar de perto as investigações e desdobramentos do acidente aéreo. Tarcísio estava em Domingos Martins, Espírito Santo, participando de uma reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), quando recebeu a notícia.

Em nota oficial, o governo informou que equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil do estado estão no local do acidente para atender a ocorrência. A possibilidade de o governador se deslocar para Vinhedo ainda nesta sexta-feira não está descartada.

VoePass se pronuncia sobre o acidente

A VoePass emitiu uma nota oficial em que afirma ter acionado todos os meios possíveis para apoiar os envolvidos na tragédia. A companhia ainda não confirmou os detalhes sobre as circunstâncias do acidente nem a situação dos ocupantes do voo.

A administração do Aeroporto Regional de Cascavel também divulgou um comunicado, informando que está aguardando atualizações da companhia aérea, que é a única fonte oficial de informações no momento. Uma operação padrão de emergência foi ativada para contatar as famílias das vítimas.

Com informações do Metrópoles

PBPE Podcast

 

Sair da versão mobile