DO TEMPO DE DOM PEDRO: chafariz e o eterno sofrimento por falta d’água em Itambé

Sistema de abastecimento de água obsoleto agrava a crise hídrica em Itambé.

Antigo Chafariz ainda em atividade na Rua Estrada da Giasa, Maracujá, Itambé-PE - Imagem (Reprodução)

Antigo Chafariz ainda em atividade na Rua Estrada da Giasa, Maracujá, Itambé-PE - Imagem (Reprodução)

A população de Itambé, localizada na Mata Norte de Pernambuco, vem sofrendo há mais de meio século com a falta d’água e um sistema de abastecimento obsoleto e insalubre. Um dos chafarizes, datado do tempo de Dom Pedro, é símbolo dessa precariedade.

Em pleno século XXI, diversos chafarizes ainda estão espalhados pela cidade de Itambé, forçando pessoas de todas as idades a carregar latas d’água na cabeça ou empurrar carroças e carros de mão pelas ruas da terra de André Vidal de Negreiros.

O abastecimento localizado na comunidade do Grilo é extremamente obsoleto e constantemente enfrenta problemas. Vale destacar que essa estrutura foi construída na década de 1970 e, nos dias atuais, se encontra em condições precárias, com filtros e bombas frequentemente quebrados, deixando a população sem água por semanas, ou até meses.

Em abril deste ano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município para melhorar a qualidade da água, após a análise revelar a presença da bactéria Escherichia coli.

PBPE TV

PBPE Podcast

 

Sair da versão mobile