Maduro adianta Natal na Venezuela para 1º de outubro

Presidente venezuelano repete medida de 2013, antecipando a celebração natalina em meio a questionamentos sobre a legitimidade de sua reeleição.

Maduro adianta as festas natalinas na Venezuela - Foto (Reprodução)

Maduro adianta as festas natalinas na Venezuela - Foto (Reprodução)

Em um momento marcado por dúvidas sobre a transparência das eleições presidenciais, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que o Natal será antecipado para o dia 1º de outubro deste ano. A decisão foi revelada na noite desta segunda-feira, 2, durante o programa semanal que Maduro apresenta na televisão.

“Setembro está chegando e já sentimos o cheiro de Natal”, declarou o presidente. “E por isso, este ano, em homenagem a vocês, como forma de agradecimento, decreto que o Natal começa em 1º de outubro para todos. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança”, afirmou Maduro no programa Con Maduro+.

Essa não é a primeira vez que Maduro altera a data das celebrações natalinas. Em 2013, o presidente venezuelano transferiu o Natal para 1º de novembro, logo após a morte de Hugo Chávez e em meio a uma eleição presidencial conturbada. Em 2020, durante a pandemia, o Natal foi adiantado para 15 de outubro.

A decisão atual de Maduro ocorre em um contexto de crise e tensão. Desde sua reeleição em 28 de julho, a comunidade internacional tem questionado a legitimidade do pleito, alegando que o opositor Edmundo González teria obtido a maioria dos votos.

Com informações do Terra

PBPE Podcast

 

Sair da versão mobile