TRE-PE começa a distribuir urnas eletrônicas para as Eleições 2024 em Pernambuco

Mais de 23 mil urnas serão instaladas nos 184 municípios do Estado até o próximo domingo.

Saída das urnas eletrônicas para as Eleições 2024 - Foto (Júnior Soares - FolhaPE)

Saída das urnas eletrônicas para as Eleições 2024 - Foto (Júnior Soares - FolhaPE)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, nesta sexta-feira (4), a distribuição de 23 mil urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das Eleições 2024, marcado para o domingo (6). Ao todo, 184 cidades de Pernambuco receberão os equipamentos, que começaram a ser transportados pelo Centro Administrativo Eleitoral, localizado em San Martin, Zona Oeste do Recife.

Esse centro é o principal ponto de distribuição e abriga as urnas destinadas a Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Na primeira remessa, 62 caminhões foram carregados com 5.769 urnas e partiram rumo aos locais de votação. Após a entrega, os equipamentos passarão por testes e instalação, realizados pelas equipes de suporte tecnológico do TRE-PE.

“A nossa expectativa é finalizar a distribuição ainda hoje e dar início aos testes das urnas, verificando a integridade dos equipamentos e preparando as sessões eleitorais. As urnas serão ligadas para os testes, mas deixamos claro que elas só poderão registrar votos a partir das 8h de domingo, dia 6 de outubro”, explicou George Maciel, secretário de Tecnologia e Informação do TRE-PE.

Para garantir a segurança durante o transporte, os caminhões foram escoltados por viaturas da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que continuarão auxiliando o TRE-PE na logística até a conclusão do processo. Segundo o superintendente da PRF em Pernambuco, Alexandre Silva, o trabalho em conjunto com a PM começou há 30 dias, e a operação terá continuidade durante o dia da eleição.

“A PRF, junto com a PM, está garantindo que todas as urnas cheguem aos seus destinos com segurança. Além disso, no domingo, estaremos de prontidão para monitorar qualquer ocorrência que possa prejudicar o fluxo nas rodovias federais e agir de imediato”, declarou Alexandre Silva.

O vice-presidente do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos, destacou a importância das forças de segurança no processo eleitoral, ressaltando o papel crucial delas no transporte de cerca de 30 mil urnas. “As forças de segurança garantem que o voto, que é livre, secreto e consciente, possa ser colhido de forma segura. Esse esforço conjunto entre o TRE-PE e as autoridades assegura que a vontade do eleitor seja respeitada”, afirmou Vasconcelos, ao agradecer aos agentes envolvidos na operação.

Com informações da FolhaPE

PBPE Podcast

 

Sair da versão mobile