• 29/11/2024
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

Polícia desmantela rede de pedofilia e estupros virtuais em operação nacional

Polícia desmantela rede de pedofilia e estupros virtuais em operação nacional

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta sexta-feira (29), a Operação Nix, que teve como objetivo combater crimes digitais contra menores de idade, como pedofilia, estupros virtuais e incitação à automutilação e ao suicídio. A ação ocorreu simultaneamente em São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal, e marcou a estreia do Núcleo de Observação e Análise Digital (NOAD), uma nova frente da Secretaria da Segurança Pública (SSP) dedicada ao monitoramento de crimes virtuais.

De acordo com a SSP, a operação visou integrantes de uma organização criminosa que também estaria por trás da divulgação de conteúdo sexual com menores de idade e do planejamento de ataques a escolas. O destaque da investigação foi reunir provas suficientes para enquadrar os envolvidos como parte de um grupo estruturado com atividades coordenadas na internet, incluindo o uso de plataformas como Discord e Telegram.

Prisões e apreensões

A ação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão temporária, quatro de apreensão contra adolescentes e 10 mandados de busca e apreensão.

Um dos principais alvos foi um adolescente em Descalvado, interior de São Paulo, apontado como um dos líderes do grupo investigado. Outro líder foi apreendido em Pernambuco, onde o pai do adolescente também foi preso. Segundo as investigações, as contas bancárias usadas para movimentar dinheiro da venda de pornografia infantil estavam registradas no nome do pai.

Além disso, apreensões de outros adolescentes foram realizadas em Minas Gerais e no Distrito Federal.

O papel do NOAD na operação

A Operação Nix marcou a primeira atuação do NOAD, núcleo criado oficialmente nesta sexta-feira, com a publicação de seu decreto no Diário Oficial do Estado. Composto por equipes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, o NOAD tem como missão monitorar redes sociais, fóruns e plataformas digitais para identificar suspeitos e elaborar relatórios detalhados que subsidiem futuras operações policiais.

Segundo a SSP, o trabalho do núcleo será fundamental para rastrear indivíduos que utilizam a internet como meio para cometer crimes, fortalecendo a resposta policial frente às ameaças cibernéticas.

ASSUNTOS RELACIONADOS

Motorista Suspeito de Atropelar e Matar Ciclista em João Pessoa se Apresenta à Polícia

Motorista Suspeito de Atropelar e Matar Ciclista em João Pessoa se Apresenta à Polícia

O homem suspeito de atropelar e causar a morte do ciclista Diego Rafael Monteiro, de 41…
Mais um homicídio em Itambé: vítima é encontrada em estrada de terra

Mais um homicídio em Itambé: vítima é encontrada em estrada de terra

A 11ª DESEC de Goiana investiga mais um caso de homicídio registrado no município de Itambé,…
Homem de Itambé está desaparecido desde segunda-feira

Homem de Itambé está desaparecido desde segunda-feira

O desaparecimento foi registrado na 49ª Delegacia de Polícia Civil Circunscrição Itambé, zona da mata norte…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *