- 13/01/2025
- Sem Comentário
- 2 Minutos de Leitura
STF exige comprovação, e defesa de Bolsonaro promete apresentar convite para posse de Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação de seu passaporte para viajar aos Estados Unidos. Em resposta a uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, a defesa de Bolsonaro, representada pelo advogado Fabio Wajngarten, afirmou que apresentará o convite oficial para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
O passaporte de Bolsonaro foi retido em fevereiro de 2024 após ele se tornar alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), que apura sua possível ligação com uma tentativa de golpe de Estado. A medida gerou um impasse jurídico sobre a liberdade do ex-presidente de deixar o país.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Wajngarten garantiu que Bolsonaro foi chamado para participar de um evento exclusivo. “Posso garantir que o presidente Jair Bolsonaro foi convidado para a cerimônia mais seleta, com os mais próximos do presidente Donald Trump”, declarou.
O caso segue sob análise do STF, e a decisão sobre a liberação do passaporte depende da comprovação do convite, além da avaliação das condições legais do pedido.