- 28/04/2025
- Sem Comentário
- 3 Minutos de Leitura
Bolsonaro Convoca Ato em Brasília por Anistia aos Condenados do 8/1

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou apoiadores para uma manifestação em Brasília em prol da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O evento está marcado para as 16h do dia 7 de maio, uma quarta-feira, e será coordenado pelo pastor Silas Malafaia. De acordo com o religioso, que falou ao *Metrópoles*, a mobilização terá liderança clara e será conduzida de forma ordeira: “Essa manifestação tem comando, e nenhuma lata de lixo será virada.” A concentração ocorrerá na Torre de TV.
Apesar de ser o principal nome por trás do ato, Bolsonaro não deve comparecer presencialmente. O ex-presidente ainda se recupera no hospital após uma cirurgia intestinal. No entanto, ele gravou um vídeo divulgando a manifestação. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, por outro lado, estará presente no evento. A transmissão ao vivo será realizada pelas redes de Malafaia, com a participação confirmada de outras lideranças evangélicas, como os pastores Robson Rodovalho, da Sara Nossa Terra, e Abner Ferreira, da Assembleia de Deus de Madureira.
Durante o ato, os organizadores pretendem destacar o voto divergente do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso de Débora Rodrigues, condenada por pichar com batom a frase “perdeu, mané” na estátua A Justiça. Enquanto o ministro Alexandre de Moraes votou pela condenação de Débora a 14 anos de prisão, Fux defendeu uma pena significativamente menor: 1 ano e 6 meses de reclusão.
Movimentos semelhantes já foram realizados por bolsonaristas em outras cidades. Em março, houve um ato no Rio de Janeiro, e, no início de abril, uma manifestação foi organizada em São Paulo. Agora, o foco é Brasília, onde líderes da direita prometem um protesto pacífico e organizado. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados, ressaltou esse compromisso durante entrevista ao *Boletim Metrópoles* nesta segunda-feira (28/4): “Vamos fazer uma manifestação numa quarta-feira, aqui em Brasília, para mostrar que a direita, quando tem liderança, faz manifestação pacífica, ordeira, sem quebra-quebra. Fizemos as maiores manifestações do país e nunca quebramos nada. Repudiamos o que aconteceu no dia 8.”
Embora a oposição tenha reunido apoio de 262 deputados federais para acelerar a tramitação do projeto de lei que trata da anistia dos condenados pelo 8 de Janeiro, a proposta ainda não foi colocada em pauta no Congresso Nacional.