• 20/10/2025
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

Brasil Adquire 11 Helicópteros Black Hawk dos EUA em Negociação Bilateral de R$ 1,2 Bilhão

Brasil Adquire 11 Helicópteros Black Hawk dos EUA em Negociação Bilateral de R$ 1,2 Bilhão

Em um contexto de negociações diplomáticas com o governo Donald Trump para aliviar as tarifas de 50% aplicadas aos produtos brasileiros, o Brasil confirmou a compra direta de 11 helicópteros Black Hawk fabricados pela ACE Aeronautics, uma empresa com sede no Alabama (EUA). O valor do contrato é de US$ 229,9 milhões, equivalente a aproximadamente R$ 1,2 bilhão. A aquisição foi feita sem licitação e envolve ainda a modernização tecnológica das aeronaves.

Os helicópteros adquiridos são do modelo UH-60L, provenientes do programa Blackhawk Exchange Sales Team (BEST), operado pelo Exército norte-americano. Além das aeronaves, o pacote inclui a instalação da solução integrada BrIFD G5000H, que equipará cada helicóptero com um painel digital inovador. O sistema conta com quatro telas widescreen de 12 polegadas e alta resolução, além de dois controladores touch screen que facilitam a interação entre os pilotos e o cockpit integrado.

A transação está sendo conduzida pelo Ministério da Defesa, por meio do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica. Os 11 helicópteros se somarão aos 13 modelos Black Hawk UH-60L já em uso pela Força Aérea Brasileira (FAB). Vale destacar que, em maio de 2024, a FAB investiu R$ 282,8 milhões em suporte logístico e fornecimento de materiais para manter sua atual frota operacional.

Nos quadros das Forças Armadas brasileiras, os helicópteros Black Hawk desempenham papéis estratégicos em missões como transporte de carga, equipamentos e tropas, além de operações de busca e salvamento em áreas remotas. O Exército também utiliza quatro unidades do modelo UH-60 Black Hawk em missões de combate desde 1997.

Encontro entre Lula e Trump

As tratativas comerciais ganham destaque à medida que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump preparam-se para um encontro presencial na próxima semana, durante cúpula de países asiáticos na Malásia. Entre as pautas prioritárias para o Brasil estão a redução das tarifas alfandegárias e a retirada de sanções impostas a autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alvo da Lei Magnitsky nos EUA.

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

The Athletic prevê susto: Escócia pode frear o Brasil e liderar Grupo C da Copa

The Athletic prevê susto: Escócia pode frear o Brasil e liderar Grupo C da Copa

O clima de confiança que envolve a torcida brasileira antes do duelo decisivo desta quarta-feira (24)…
Brasil vence o Haiti por 3 a 0 e assume a liderança do Grupo C na Copa do Mundo 2026

Brasil vence o Haiti por 3 a 0 e assume a liderança do Grupo C na…

A Seleção Brasileira conquistou sua primeira vitória na Copa do Mundo FIFA 2026 ao derrotar o…
Lula rebate Trump: “Respeite a soberania do Brasil e não interfira nas nossas eleições”

Lula rebate Trump: “Respeite a soberania do Brasil e não interfira nas nossas eleições”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro, nesta quarta-feira (17), que não tolerará interferências…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *