• 05/09/2022
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

Justiça Eleitoral proíbe participação de Lula em propagandas de Danilo Cabral na TV e rádio por ultrapassar tempo permitido

Justiça Eleitoral proíbe participação de Lula em propagandas de Danilo Cabral na TV e rádio por ultrapassar tempo permitido

Tribunal também determinou multa de R$ 1 mil para cada nova exibição do material com a presença do ex-presidente nas inserções do candidato ao governo pelo PSB em Pernambuco.

O Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE) determinou a retirada de inserções com a participação do ex-presidente Lula (PT) em propagandas do candidato ao governo de Pernambuco Danilo Cabral (PSB) na televisão e no rádio. Segundo a decisão, as aparições do petista extrapolam 25% do tempo permitido para “apoiadores” nas peças publicitárias.

A decisão foi proferida pelo desembargador eleitoral auxiliar Rogério Fialho. O desembargador também determinou multa de R$ 1 mil para cada nova exibição do material. As inserções contestadas têm 30 segundos e foram veiculadas nos dias 30 e 31 de agosto.

Nelas, segundo o magistrado, Lula aparece durante todo o tempo da peça pedindo apoio ao candidato ao governo pela Frente Popular. Nas eleições deste ano, o PT e o PSB estão coligados nacionalmente e em Pernambuco.

O desembargador lembrou que as inserções são reservadas ao candidato ao governador e, por isso, o tempo destinado a participações de apoiadores deve ser de, no máximo, 25%. Isso é previsto pela Lei das Eleições, sancionada em 1997.

“Em um vídeo com 30 segundos de duração, foi disponibilizado ao candidato à Presidência da República, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva, a aparição com áudio, voz e legenda, como apoiador do candidato ao cargo majoritário de governador do estado de Pernambuco, o senhor Danilo Cabral, a totalidade do tempo da peça”, diz a decisão.

A determinação acata a um pedido feito pela candidata ao governo Raquel Lyra (PSDB), feita em conjunto pela federação PSDB-Cidadania. A decisão é liminar e, por isso, cabe recurso ao pleno do TRE.

O desembargador Rogério Fialho determinou que sejam intimados Danilo Cabral, a Frente Popular e as empresas de TV e rádio, para que se abstenham de veicular a propaganda irregular.

g1/PE

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tragédia com quadriciclo: Mulher morre em acidente em Pernambuco, o segundo caso em menos de uma semana

Tragédia com quadriciclo: Mulher morre em acidente em Pernambuco, o segundo caso em menos de uma…

Uma mulher de 43 anos morreu após um acidente com quadriciclo na madrugada da última quinta-feira…
Mulher Morre Após Contrair Raiva Humana em Pernambuco

Mulher Morre Após Contrair Raiva Humana em Pernambuco

Uma mulher de 56 anos morreu na manhã deste sábado (11) após contrair raiva humana em…
Criminoso morre em acidente e outro é preso em Timbaúba

Criminoso morre em acidente e outro é preso em Timbaúba

Após furto em residência em Timbaúba, na zona da mata norte de Pernambuco, um criminoso morreu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *