- 07/06/2023
- Sem Comentário
- 127
- 4 Minutos de Leitura
Lula dá início à produção de novo modelo de picape no Polo Automotivo de Goiana
Agenda do presidente da República continua no estado na quarta (7), quando ele anuncia recursos para o programa Farmácia Popular, no Recife, e inaugura campus do IFPE, em Paulista.
O presidente Lula (PT) está em Pernambuco nesta terça-feira (6), onde visita o Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
No local, ele participou de um ato simbólico, dando início à produção da picape Rampage, ao lado de Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul. A Rampage é o quinto modelo de carro produzido na fábrica, inaugurada em 2015.
https://podcasters.spotify.com/pod/show/pbpetv
Lula chegou às 15h30 à Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, Zona Sul da capital pernambucana. De lá, seguiu de helicóptero para a Stellantis, que foi formada em 2021 pela fusão das montadoras Fiat Chrysler Automobiles e PSA Group.
O grupo reúne 14 marcas, incluindo a Jeep e a Fiat, que produzem, juntas, quatro modelos de carros em Pernambuco, além da Ram, que vai começar a produzir a picape Rampage, um novo modelo, na fábrica de Goiana.
Polo automotivo
A visita de Lula marcou o início da produção da picape Rampage, a primeira da marca Ram a ser concebida e desenvolvida no Brasil, e a primeira produzida fora da América do Norte.
Esse é o quinto modelo de carro a ser produzido no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, já que a fábrica já produz os carros Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Trezentas pessoas foram contratadas para a produção do novo carro.
Destes cinco modelos, três foram concebidos, desenhados e projetados no Brasil, com recursos nacionais de engenharia e design: Fiat Toro, Jeep Commander e Rampage.
De acordo com a Stellantis, com o início da produção da Rampage, a Ram pretende dobrar a rede de concessionárias que possui no Brasil, saindo de 50 para mais de 100 lojas, ainda neste ano.
O Polo Automotivo de Goiana foi implantado com um investimento de mais de R$ 11 bilhões, e começou a ser concebido durante o segundo governo Lula, na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em 2014 num acidente aéreo.
Há, no polo, um um parque de fornecedores com 18 empresas, que, juntas, empregam cerca de 15 mil pessoas diretamente. A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano, e desde 2015 já foram produzidos 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.
Agenda de Lula na quarta
Na quarta-feira (7), Lula também cumpre agenda em Pernambuco. No Recife, ele vai lançar o Novo Farmácia Popular, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro Cordeiro, Zona Oeste da cidade.
O programa foi criado em 2004, no primeiro governo Lula, para distribuição gratuita de medicamentos para tratamento de diabetes, asma e hipertensão, além de outras doenças crônicas.
Depois, também na quarta-feira, ele participa da inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Paulista, no Grande Recife.