• 08/04/2024
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

ALIANÇA: Prefeituras cumprem TAGs para recuperar escolas municipais

ALIANÇA: Prefeituras cumprem TAGs para recuperar escolas municipais

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas analisou, na última terça-feira (2), dois Termos de Ajuste de Gestão (TAGs) firmados com os prefeitos dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Queiroz Aragão e de Aliança, Xisto Lourenço de Freitas, para melhoria da infraestrutura de unidades de ensino da rede pública. O relator dos processos foi o conselheiro Carlos Neves.

A assinatura dos TAGs decorreu de problemas apontados pelo Tribunal de Contas durante fiscalizações realizadas em 2021 e 2022.

Os documentos estabeleceram prazos e medidas para recuperação das escolas, principalmente as localizadas na zona rural, que estavam em situação mais precária.

Entre as ações a serem adotadas estavam a garantia de acessibilidade para pessoas em cadeira de rodas, ou com mobilidade reduzida, o revestimento de paredes e pisos de cozinhas e banheiros, a revisão das instalações elétricas, além da requalificação da estrutura de sustentação da coberta e da pintura dos prédios. Os prazos variaram de 60 a 180 dias.

Durante o julgamento dos processos, o conselheiro Carlos Neves destacou o efetivo trabalho do TCE-PE junto às prefeituras, contribuindo de forma eficaz para a transformação de uma realidade. “O produto final é uma escola equipada, de acordo com a exigência mínima que a Lei de Diretrizes aponta, com instalações seguras para as crianças”, ressaltou o relator.

Por estes motivos, o relator decidiu pelo cumprimento dos TAGs, voto que foi acompanhado por unanimidade pela Primeira Câmara. A procuradora Eliana Lapenda representou o Ministério Público de Contas na sessão.

TERMO DE AJUSTE DE GESTÃO – Os TAGs são acordos entre o TCE-PE e o gestor público, e têm como finalidade determinar um prazo para a resolução de falhas identificadas na gestão de órgãos ou entidades públicas dos municípios e do Estado.

Gerência de Jornalismo

PBPE TV com TCE-PE

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Escândalo do INSS: Fraudes Bilionárias Derrubam Chefias e Exigem Respostas

Escândalo do INSS: Fraudes Bilionárias Derrubam Chefias e Exigem Respostas

O escândalo envolvendo fraudes em descontos indevidos de contracheques de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional…
João Campos Perde Força e Raquel Lyra Dispara em Pesquisa Eleitoral de Pernambuco

João Campos Perde Força e Raquel Lyra Dispara em Pesquisa Eleitoral de Pernambuco

Nesta sexta-feira, 25 de abril, a pesquisa realizada pela Seta Inteligência trouxe uma significativa mudança no…
TCE Concede Prazo de 20 Dias para Prefeitura de Pitimbu Justificar Irregularidades em Contratações de Agentes de Trânsito

TCE Concede Prazo de 20 Dias para Prefeitura de Pitimbu Justificar Irregularidades em Contratações de Agentes…

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou que a prefeita de Pitimbu, Adelma…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *