- 04/04/2022
- Sem Comentário
- 4 Minutos de Leitura
Atleta Itambeense de Taekwondo vai disputar o Super Campeonato Brasileiro
O atleta de taekwondo (esporte olímpico), Bruno Salustiano, que disputou a última edição do Campeonato Pernambucano de Taekwondo promovido pela FPETKD (Federação Pernambucana de Taekwondo), filiada à CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo), no último sábado dia 02 de abril, foi campeão na categoria master até 68kg, com as orientações da mestra e técnica da equipe TKD Dragão Vermelho, Gisele Albuquerque.
Bruno que hoje é atleta do Sport Clube do Recife, foi medalhista de ouro, garantindo a sua vaga na seletiva estadual para disputar o campeonato nacional na mesma categoria.
Taekwondo, Tae Kwon Do ou Taekwon-Do é uma arte marcial coreana que desde 1988 passou a ser um esporte olímpico. A palavra “Taekwondo” possui seu significado como: “Caminho dos pés e das mãos”. Os atletas de Taekwondo se utilizam de diversos equipamentos de proteção, chutes e socos, durante um combate é preciso ser ágil e ter bastante fôlego para aguentar a constante movimentação na luta. As principais regras são as de chutar apenas acima da linha da cintura e para maiores graduações podendo chutar a cabeça do adversário.
Bruno Salustiano, também conhecido como Taffarel, nasceu e foi criado na cidade de Itambé na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a qual faz divisa com a cidade de Pedras de Fogo na Paraíba. Desde pequeno Bruno era apaixonado pelo mundo das artes marciais e encontrou no Taekwondo a sua paixão de vida. Começou seus treinos na cidade de Itambé e logo depois passou a frequentar seus treinos na cidade de Goiana na Academia Santos (filiada à Liga Nacional de Taekwondo), junto ao mestre Sandro Santos, e pouco tempo depois já vinha trazendo o Taekwondo para as cidades gêmeas e levando para também para o município de Camutanga (2015-2016) com seu projeto social que hoje tem o nome de sua academia Daeyang Taekwondo Club, acolhendo pessoas de todas as idades para esse esporte.
Mesmo lesionado, Bruno garantiu mais uma medalha como atleta representando as duas cidades, e agora estará buscando apoio para os custos das demais competições: Campeonato Regional de Taekwondo em Recife-PE (13 à 15 de maio), Brazil Games, Brazil Mudo Games & The World Tag-Match Games em Arujá-SP (05 à 07 de agosto), Super Campeonato Brasileiro em Brasília-DF (22 à 26 de junho) e a Copa do Brasil de Taekwondo em Santa Catarina (23 à 27 de novembro).
Bruno em entrevista respondeu como se sente com a sua vitória:
“Me sinto bastante feliz com a vitória e gostaria de dividir essa conquista com todos que me apoiaram e acreditaram à conseguir essa vitória levando um filho da terra para uma competição de alto nível que é o campeonato nacional. Meu muito obrigado à todos, esse título é nosso!”
A Daeyang Taekwondo Club localiza-se na Rua Antonieta Cabral, 204, Bairro Planalto em Itambé e oferece suas aulas para a comunidade no Ginásio de Esportes José Mendes Filho no centro de Itambé, com aulas às segundas, quartas e sextas às 19 horas.
Por: José Everson