• 07/06/2022
  • Sem Comentário
  • 114
  • 4 Minutos de Leitura

Caaporã: projeto de educação ambiental “Asa Verde” é lançado

Caaporã: projeto de educação ambiental “Asa Verde” é lançado

Foi realizado, na manhã desta segunda-feira (06/06), o lançamento do projeto de educação ambiental “Asa Verde” que será implementado no município de Caaporã. O projeto foi idealizado pela promotora de Justiça Miriam Pereira Vasconcelos e conta com a parceria da Prefeitura de Caaporã e da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Estiveram presentes no lançamento, além da promotora Miriam Vasconcelos, o prefeito de Caaporã, Cristiano Monteiro; o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho; a juíza de Caaporã, Daniere Ferreira; a diretora técnica da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Joana Nóbrega; a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Taciana Wanderley Cirilo; e alunos da rede municipal, que foram representados pela estudante Maria Eduarda.

Conforme a promotora, o projeto visa despertar a consciência cidadã da comunidade local e fomentar a responsabilidade social para que as pessoas coloquem em prática a correta separação dos resíduos sólidos, auxiliando o processo da coleta seletiva municipal.

O presidente da Famup e o prefeito de Caaporã destacaram a importância do projeto por trabalhar com estudantes n a criação de uma nova cultura e na formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente. A coordenadora técnica da Sudema também ressaltou a importância do trabalho com as crianças.

A estudante Maria Eduarda, participante do projeto, agradeceu aos órgãos envolvidos no projeto e assumiu o compromisso de ser uma replicadora ambiental e de cuidar do planeta.

O evento de lançamento do projeto fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, da Sudema.

Projeto

A promotora Miriam Vasconcelos explicou que o projeto consiste na participação de estudantes da escola pública, com idade entre 12 a 17 anos que, por sua vez, serão denominados “Agentes Mirins Ambiental” e receberão curso de formação e aperfeiçoamento ministrados pela Sudema, a fim de se tornarem multiplicadores na busca dessa conscientização cidadã.

Os agentes mirins deverão colocar em prática o processo seletivo dos resíduos sólidos, falando sobre sua importância, de como desenvolver a coleta seletiva do lixo e quais os benefícios a serem alcançados com a mudança de atitude de cada um.

Ainda conforme a promotora, o projeto conta com uma novidade que é a participação dos agentes de saúde comunitários. Eles também serão capacitados pelos Sudema e vão trabalhar para conscientizar a população residente em sua área de atuação sobre a importância da correta separação dos resíduos sólidos, sejam eles orgânicos ou inorgânicos.

O projeto será desenvolvido através de oficinas, feirinha de trocas, dramatizações, contação de histórias, palestras, gincanas, workshops, ações sociais, dentre outras inúmeras atividades com o escopo de alcançar a finalidade nele pretendida, conforme cronograma apresentado pela Secretaria de Educação.

Os agentes mirins serão coordenados por uma comissão escolhida pela Secretaria de Educação de Caaporã. Já a Secretaria de Saúde de Caaporã elegerá uma comissão para coordenar o trabalho a ser realizado desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde junto a comunidade de sua responsabilidade e os resultados obtidos.

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Grave Acidente na Paraíba: Colisão Frontal entre Caminhão e Carro Mata Três na BR-104

Grave Acidente na Paraíba: Colisão Frontal entre Caminhão e Carro Mata Três na BR-104

Na tarde desta sexta-feira (8), um trágico acidente na BR-104, nas proximidades de Barra de Santa…
Pedras de Fogo conquista Selo UNICEF ao avançar em oferta de serviços públicos

Pedras de Fogo conquista Selo UNICEF ao avançar em oferta de serviços públicos

O município de Pedras de Fogo conquistou o Selo UNICEF, edição 2021-2024, um reconhecimento do Fundo…
Pediatra Fernando Cunha Lima é considerado foragido após mandado de prisão e busca em sua residência em João Pessoa

Pediatra Fernando Cunha Lima é considerado foragido após mandado de prisão e busca em sua residência…

O pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente de crianças na Paraíba, está foragido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *