• 05/08/2022
  • Sem Comentário
  • 2 Minutos de Leitura

Câmara aprova fim da ‘saidinha’ temporária de presos

Câmara aprova fim da ‘saidinha’ temporária de presos

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (3) um projeto de lei que acaba com a possibilidade de saída temporária de presos, conhecida popularmente como “saidinha”.

O texto, de 2013, é originário do Senado e relatado pelo deputado federal Capitão Derrite (PL-SP), aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar alterou a proposta inicial e revogou esse benefício, criticado de forma veemente pelo chefe do Executivo nacional. O texto, aprovado por 311 votos favoráveis e 98 contrários, segue agora para o Senado, que vai analisar as alterações.

Durante a discussão, parlamentares da oposição criticaram a proposta. “É uma demagogia penal. Nós estamos aqui validando, esta Casa está validando um processo e um sistema onde há muita reincidência e tirando a possibilidade de reintegração. Olhem as estatísticas, [são] por volta de 4% [dos detentos] que não voltam depois do saidão. A pessoa que não volta é capturada e regride ao sistema”, disse a deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

A saída temporária é um benefício previsto no artigo 122 da Lei de Execuções Penais e se aplica aos condenados que estejam no regime semiaberto e já tenham cumprido 1/4 da pena, em estímulo à volta ao convívio social, seja durante feriados, cursos ou demais atividades. Com a proposta, essas regras são revogadas.

Jornal Razão

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Idosa morre após receber marmita envenenada de desconhecido em Igarassu

Idosa morre após receber marmita envenenada de desconhecido em Igarassu

Uma idosa morreu envenenada após receber uma marmita de um homem desconhecido, na manhã desta quinta-feira…
Justiça derruba proibição de torcida em jogos do Sport e Santa Cruz em PE

Justiça derruba proibição de torcida em jogos do Sport e Santa Cruz em PE

Uma decisão judicial revogou a proibição imposta pelo governo estadual à presença de torcedores nos próximos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *