• 01/06/2022
  • Sem Comentário
  • 112
  • 3 Minutos de Leitura

Comarca de Caaporã realiza ação pioneira com diálogo sobre tema dos assédios e discriminação

Comarca de Caaporã realiza ação pioneira com diálogo sobre tema dos assédios e discriminação

Em simetria com a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que escolheu o mês de maio como sendo o período de Enfrentamento e Combate a todo tipo de assédio, a juíza titular da Vara Única e diretora do Fórum da Comarca de Caaporã, Daniere Ferreira de Souza, realizou a Roda de Conversa: “Assédios na Visão Crítica da Juventude”. A iniciativa está entre as ações da Comissão de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios Moral, Sexual e à Discriminação (Compead), do 1º e 2º graus de jurisdição, no âmbito do Poder Judiciário estadual, presidida pelo Desembargador João Benedito da Silva.

A conversa aconteceu nessa segunda-feira (30), na Sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Social (Senai) de Caaporã, e teve como público-alvo jovens aprendizes, alunos de escola pública, professores, coordenadores, servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal de Justiça da Paraíba. De acordo com a diretora do Fórum, a explanação sobre o tema visa dar cumprimento ao contido na Resolução CNJ nº 351/2020, que instituiu a Comissão de Enfrentamento e Prevenção aos Assédios e toda forma de discriminação, alterada posteriormente pelas Resoluções CNJ 413/2021 e 450/2022.

A magistrada Daniere Ferreira de Souza, que também é membro da Compead-TJPB, destacou que “a roda de conversa com os jovens teve um rendimento acima do esperado. “Expomos a temática dos assédios e suas variadas formas, orientando a quem eles podem se dirigir, em sendo vítimas de uma situação de assédio. Na oportunidade, também foi possível tirar as dúvidas sobre o tema”, comentou a juíza. Ela acrescentou que foi realizado um ato interativo, de maneira informal, o que deixou a exposição mais didática, com troca de experiências. “Foi muito positiva a ação”, avaliou.

A juíza adiantou que pretende continuar com o Projeto Roda de Conversa, aprofundando a exposição do tema, abrangendo o público-alvo para que assim se possa falar sobre os assédios e orientar as possíveis vítimas de como proceder e a quem procurar. Daniere Ferreira informou que os trabalhos desenvolvidos pela

Compead-TJPB tem o apoio da Gerência de Projetos e Gestão Estratégica, representada por Ana Caroline Leal Vasconcelos (gerente) e Roberta Carvalho (analista judiciária).

A promotora de Justiça de Caaporã, Miriam Pereira Vasconcelos, foi uma das palestrantes da Roda de Conversa. Ela abordou a temática: Assédio sexual e Importunação Sexual. “A iniciativa, além de pioneira na Comarca, permite a aproximação do Poder Judiciário e do Ministério Público com os jovens, com os

jurisdicionados, ampliando debates importantes e especialmente colocando em prática políticas públicas que tratam de temas tão relevantes”, comentou.

Outra expositora foi a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e especialista em Neuropsicologia, Heloísa Nóbrega Rodrigues. Ela abordou o tema Assédio Moral, Bullying e Discriminação, fatos ocorridos especialmente em âmbito escolar e profissional. “O evento foi extremamente importante para toda sociedade, especialmente para os jovens que são o futuro do país”, pontou.

Já a jovem aprendiz do Senai Ane Gabriele disse que foi um momento marcante e uma forma de aprender sobre a diferença dos assédios moral, sexual e discriminatório. “Os jovens só conseguem mudar a realidade com informação e educação”, pontou.

Por Fernando Patriota

ASSUNTOS RELACIONADOS

Grave Acidente na Paraíba: Colisão Frontal entre Caminhão e Carro Mata Três na BR-104

Grave Acidente na Paraíba: Colisão Frontal entre Caminhão e Carro Mata Três na BR-104

Na tarde desta sexta-feira (8), um trágico acidente na BR-104, nas proximidades de Barra de Santa…
Pedras de Fogo conquista Selo UNICEF ao avançar em oferta de serviços públicos

Pedras de Fogo conquista Selo UNICEF ao avançar em oferta de serviços públicos

O município de Pedras de Fogo conquistou o Selo UNICEF, edição 2021-2024, um reconhecimento do Fundo…
Pediatra Fernando Cunha Lima é considerado foragido após mandado de prisão e busca em sua residência em João Pessoa

Pediatra Fernando Cunha Lima é considerado foragido após mandado de prisão e busca em sua residência…

O pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente de crianças na Paraíba, está foragido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *