• 05/07/2024
  • Sem Comentário
  • 112
  • 3 Minutos de Leitura

Corregedoria participa da entrega dos primeiros títulos de propriedade no Município de Pitimbu

Corregedoria participa da entrega dos primeiros títulos de propriedade no Município de Pitimbu

“Nossa comunidade foi muito humilhada no passado. Tivemos que batalhar pelo básico, como água e luz. Hoje, receber o documento da nossa casa é uma conquista”. Este foi o relato de Gelza Maria de Souza, uma das 31 pessoas contempladas com os títulos de propriedade entregues na última terça-feira (2), no Município de Pitimbu. Os beneficiados foram moradores da Vila José Maria Ribeiro e da Vila Garoupa.

A Corregedoria Geral de Justiça, enquanto órgão que vem estimulando a expansão da regularização fundiária pelo Estado, acompanhou os passos para implantação da Reurb na localidade e marcou presença na solenidade para entrega das primeiras escrituras.

“Ano passado estivemos aqui para o lançamento do Programa e cá estamos hoje, com alegria, para as primeiras entregas. Este documento é, muitas vezes, o alcance de um sonho”, afirmou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão.

O juiz corregedor Antônio Carneiro explicou que os títulos de propriedade também representam um título de cidadania. “A escritura é mais do que o documento daquele patrimônio; é também dignidade e respeito. É poder dizer que a casa é de vocês. A Corregedoria vem envidando todos esforços para estimular a Reurb e nada tem nos dado tanta alegria quanto momentos como este”, declarou.

A prefeita Adelma Cristovam iniciou os diálogos com a CGJ sobre regularização fundiária em setembro do ano passado e no dia 3 de outubro assinou o Acordo de Cooperação Técnica para implantação do Programa de Reurb no Município. Durante a entrega, falou sobre a angústia das pessoas que não possuem a escritura de seus imóveis.

“Sei que na ausência do título, existe o medo de perder o teto que cobre a nossa família. Existe a falta de segurança para realizar melhorias no local, a impossibilidade de acessar benefícios, como um empréstimo no banco. Então, como gestora pública, devo isso a vocês. A gente precisa dessa dignidade”, asseverou.

O evento teve a participação do presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba – Anoreg-PB, Carlos Ulysses Neto. “Promover a Reurb é promover o direito à moradia digna e a um futuro mais promissor para as próximas gerações. Parabenizo a todos que fizeram parte desse trabalho”, pontuou.

Para o professor Vicente Celestino, presidente da Associação dos Moradores Ponta dos Coqueiros, a Reurb é um alento para quem vive numa situação irregular. “Hoje, está sendo realizado um sonho que nasceu do chão das comunidades”, disse.

Também compuseram a mesa o procurador do Município, José Augusto; o presidente da Comissão da Reurb em Pitumbu, Chico Pinheiro; o vereador Gustavo Menezes, entre outras autoridades municipais.

Por Gabriela Parente

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Grave Acidente na Paraíba: Colisão Frontal entre Caminhão e Carro Mata Três na BR-104

Grave Acidente na Paraíba: Colisão Frontal entre Caminhão e Carro Mata Três na BR-104

Na tarde desta sexta-feira (8), um trágico acidente na BR-104, nas proximidades de Barra de Santa…
Pedras de Fogo conquista Selo UNICEF ao avançar em oferta de serviços públicos

Pedras de Fogo conquista Selo UNICEF ao avançar em oferta de serviços públicos

O município de Pedras de Fogo conquistou o Selo UNICEF, edição 2021-2024, um reconhecimento do Fundo…
Pediatra Fernando Cunha Lima é considerado foragido após mandado de prisão e busca em sua residência em João Pessoa

Pediatra Fernando Cunha Lima é considerado foragido após mandado de prisão e busca em sua residência…

O pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente de crianças na Paraíba, está foragido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *