- 30/11/2023
- Sem Comentário
- 135
- 3 Minutos de Leitura
Cuscuz paulista é eleito a pior comida do Brasil por guia norte-americano
Salada de maionese, salpicão de frango, sequilhos e maria-mole também aparecem no levantamento promovido pelo site TasteAtlas. 5.139 mil leitores fizeram a avaliação.
Uma das receitas mais populares de São Paulo, o cuscuz paulista, foi considerado o pior prato do Brasil, de acordo com pesquisa feita pelo site norte-americano TasteAtlas.
O levantamento, segundo o próprio site, se baseia nas classificações do público do TasteAtlas, que ignora bots ou avaliações “patrióticas locais” e dá “valor adicional” às classificações do público nomeado como “conhecedores” de comida.
https://podcasters.spotify.com/pod/show/pbpetv
Até 18 de novembro de 2023, foram registradas 7.014 avaliações, das quais 5.139 foram reconhecidas pelo sistema como legítimas.
O cuscuz paulista, que se tornou patrimônio do estado de São Paulo, teve nota 3. O prato é feito de farinha de milho e preparado com legumes, peixes e carnes em apenas uma panela.
O folclore dá conta que os tropeiros paulistas do século 17 e 18 ao carregar os itens para trocas e vendas pelo interior do Brasil carregavam todos os itens juntos e, com isso, a farinha de milho acabava absorvendo o gosto dos outros itens e com isso formava a massa base desta iguaria.
Na sequência, aparece o arroz com pequi, prato típico de Goiás, com nota 3,1. Em terceiro lugar, o tareco, biscoito popular em Pernambuco. Eles são feitos de farinha de trigo ou milho, ovos, baunilha e açúcar.
A maria-mole, tão apreciada nas festas juninas, ficou em quinto lugar, com 3,5. O tradicional “arroz de festa” da culinária brasileira, a salada de maionese, teve nota 3,6, e amargou o sexto lugar de piores comidas brasileiras.
Mas o TasteAtlas reforça que a lista não deve ser vista como “a conclusão final” sobre os pratos.
“O seu objetivo é promover a excelente comida local, inspirar orgulho nos pratos tradicionais e despertar a curiosidade por pratos que ainda não experimentou”, diz.
g1