- 06/05/2025
- Sem Comentário
- 3 Minutos de Leitura
Delegado atira em morador de Fernando de Noronha durante desentendimento no Forte dos Remédios

Imagens de segurança do Forte dos Remédios, uma importante construção histórica localizada em Fernando de Noronha, revelaram os momentos tensos entre o morador Emanuel Apory, de 25 anos, e o delegado Luiz Alberto Braga de Queiroz. O vídeo mostra o instante exato em que o policial efetuou dois tiros contra Emanuel na madrugada desta segunda-feira (5).
O registro mostra que o delegado aguardava o jovem junto à porta de um banheiro. Nas imagens, é possível ver que Queiroz exibiu uma arma de fogo e empurrou Emanuel contra a parede. Em seguida, teria ocorrido um novo empurrão por parte do delegado, o que motivou uma reação semelhante por parte da vítima. Foi então que Luiz Alberto disparou duas vezes com seu revólver. Um dos tiros atingiu a perna de Emanuel, que tentou se manter em pé, mas saiu mancando do local.
Segundo relatos de testemunhas, o desentendimento teria sido motivado por ciúmes. O delegado supostamente teria se irritado com o fato de Emanuel ter olhado para uma mulher que acompanhava na ocasião.
Após o episódio, Emanuel foi encaminhado ao Hospital São Lucas, onde recebeu os primeiros socorros. Durante a tarde, ele foi transferido em uma UTI aérea para Recife. A Administração de Fernando de Noronha informou que o estado de saúde da vítima era estável até a última atualização.
A violência gerou comoção entre os moradores da ilha, que promoveram um protesto pedindo justiça. Pneus e toras de madeira foram incendiados e a BR-363 chegou a ser interditada como forma de manifestação.
Horas depois do ocorrido, o delegado Luiz Alberto Braga de Queiroz deixou a ilha. Até o momento da última atualização desta reportagem, a defesa do policial não havia respondido aos contatos feitos pelo portal g1.
Posicionamento da Polícia Civil
Por meio de nota oficial, a Polícia Civil informou que:
– O autor dos disparos é servidor de uma das forças de segurança;
– Um inquérito foi instaurado e será conduzido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), sediado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife;
– As investigações estão em andamento para apurar todos os detalhes do caso;
– A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) também entrou no caso, abrindo um Procedimento Preliminar e acompanhando as apurações, incluindo o depoimento do envolvido.