• 19/10/2022
  • Sem Comentário
  • 119
  • 3 Minutos de Leitura

Em Bayeux: MPPB e órgãos de fiscalização flagram irregularidades em três instituições de idosos

Em Bayeux: MPPB e órgãos de fiscalização flagram irregularidades em três instituições de idosos

O Ministério Público da Paraíba e a Polícia Civil – com o apoio de órgãos de vigilância sanitária e assistência social – realizaram, nesta terça-feira (18/10), uma inspeção em três instituições de acolhimento de idosos, no município de Bayeux. A fiscalização teve como objetivo verificar as condições de abrigamento das pessoas, e atende a procedimentos instaurados pela Promotoria de Justiça de Bayeux. Durante a força-tarefa foram flagradas irregularidades trabalhistas, sanitárias e assistenciais.

A fiscalização foi realizada pela 3ª promotora de Justiça de Bayeux, Ana Guarabira de Lima Cabral, que estava acompanhada de servidores do órgão ministerial, e pelo delegado Pedro Gonçalves Ramos Filho, auxiliado por agentes da Polícia Civil. As três instituições fiscalizadas foram a Casa do Idoso Bem Viver, a Casa de Repouso Oásis da Terceira Idade e a Instituição do Idoso Santa Rita de Cássia.

Irregularidades

De acordo com a promotora Ana Guarabira, entre as irregularidades identificadas está o fato de que nenhuma das instituições possui licença sanitária ou laudo do Corpo de Bombeiros para funcionamento. Também foi verificado que os cuidadores, enfermeiros, técnicos em enfermagem e cozinheira não possuem carteira de trabalho assinada. Ainda foram achados alimentos com prazos de validade vencidos e armazenados inadequadamente, além da presença de insetos e indício da presença de roedores.

“A fiscalização também observou que os ambientes não estavam higienizados, apresentando odor de urina, além de mofo em paredes. A acessibilidade dos prédios era insatisfatória e foi verificado que os idosos praticam pouco ou nenhuma atividade recreativa adequadamente supervisionada. Já há ações civis públicas em tramitação (processos 0802709-27.2021.8.15.0751, 0803004-64,2021.8.15.0751 e 0802879-96.2021.8.15.0751) com o objetivo de obrigar as instituições a sanarem as irregularidades, ou encerrarem essas atividades”, informou a promotora de Justiça, Ana Guarabira, acrescentando que os relatórios de fiscalização serão anexados aos procedimentos que tramitam na Promotoria.

Apoio

Além dos representantes do Ministério Público e da Polícia Civil, a fiscalização contou com o apoio de uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Bayeux, coordenada por Christiane Nascimento da Silva; de fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, e da assistente social do Serviço de Atendimento à Pessoa Idosa, Alexsandra Regina Ferreira da Silva.

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Grave Acidente na Paraíba: Colisão Frontal entre Caminhão e Carro Mata Três na BR-104

Grave Acidente na Paraíba: Colisão Frontal entre Caminhão e Carro Mata Três na BR-104

Na tarde desta sexta-feira (8), um trágico acidente na BR-104, nas proximidades de Barra de Santa…
Pedras de Fogo conquista Selo UNICEF ao avançar em oferta de serviços públicos

Pedras de Fogo conquista Selo UNICEF ao avançar em oferta de serviços públicos

O município de Pedras de Fogo conquistou o Selo UNICEF, edição 2021-2024, um reconhecimento do Fundo…
Pediatra Fernando Cunha Lima é considerado foragido após mandado de prisão e busca em sua residência em João Pessoa

Pediatra Fernando Cunha Lima é considerado foragido após mandado de prisão e busca em sua residência…

O pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente de crianças na Paraíba, está foragido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *