• 30/05/2023
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

Gleide Ângelo coordena Comissão da Mulher Itinerante em Goiana

Gleide Ângelo coordena Comissão da Mulher Itinerante em Goiana

A deputada Delegada Gleide Ângelo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, esteve em Goiana, na mata norte do estado, onde coordenou a primeira reunião da Comissão da Mulher Itinerante — programa que estava suspenso desde a pandemia da covid-19.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal da cidade e também contou com as participações da deputada estadual Dani Portela (PSOL), membro titular da Comissão, da promotora cível Patrícia Ramalho, do MPPE e da delegada da Mulher de Goiana, Priscyla Dantas.

https://podcasters.spotify.com/pod/show/pbpetv

“Escolhemos a cidade de Goiana desde a reunião de avaliação para o Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher. Apesar de inscrito, observamos a necessidade da implementação de políticas públicas”, pontuou a Delegada, que ainda citou como o baixo número de ocorrências de casos de violência doméstica chamou a atenção para uma cidade que detém uma das 15 unidades da Delegacia da Mulher do Estado — foram apenas 435 boletins de ocorrência em 2022 e 131 nos primeiros quatro meses de 2023. “Um município que tem Delegacia da Mulher ter um número tão baixo de registro de BOs, é um forte indício de subnotificação”, pontuou.

Assim, questões como a urgência para a abertura integral da delegacia especializada, que só funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, a estruturação de um Centro Municipal de Atendimento à Mulher, com atendimento jurídico, social e psicológico para as mulheres vítimas de violência , além da criação de casa de acolhimento para receber as mulheres em situação de vulnerabilidade social que não têm como se sustentar com os filhos e a necessidade da criação de uma vara judicial específica para casos de violência doméstica e familiar no município foram algumas das medidas sugeridas pelo público durante a reunião. “Nós viemos até aqui para identificar necessidades e fortalecer a política pública daqui de Goiana. Não é uma ingerência no município, mas uma forma da gente trazer sugestões”, pontuou Gleide.

O vice-prefeito Fernando Velozo participou de toda a reunião, assim como os vereadores Ramón Aranha e Alexandre Carvalho, que representaram a casa legislativa. O evento foi aberto ao público e também reuniu moradores e integrantes de movimentos populares tanto de Goiana, como de cidades próximas, como Condado, Nazaré da Mata e Lagoa do Carmo — todas da mata norte do estado.

Assessoria

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem de 32 anos é encontrado morto com disparos de arma de fogo em Condado

Homem de 32 anos é encontrado morto com disparos de arma de fogo em Condado

Na noite de segunda-feira (15), um homem de 32 anos foi encontrado morto no Loteamento Poeta…
Jovem é encontrado morto com marcas de tiros em Goiana, PE

Jovem é encontrado morto com marcas de tiros em Goiana, PE

Um jovem de 17 anos foi encontrado morto na noite deste sábado (6) na zona rural…
Eduardo Batista Assume Prefeitura de Goiana Após Reeleição na Câmara

Eduardo Batista Assume Prefeitura de Goiana Após Reeleição na Câmara

Em um momento de grande mobilização popular, Eduardo Batista foi reeleito presidente da Câmara de Vereadores…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *