• 12/09/2024
  • Sem Comentário
  • 166
  • 4 Minutos de Leitura

Hugo Motta recebe apoio formal de Arthur Lira para sucessão na Câmara dos Deputados

Hugo Motta recebe apoio formal de Arthur Lira para sucessão na Câmara dos Deputados

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, comunicou a líderes partidários em um almoço ontem(11) que apoiará Hugo Motta (Republicanos-PB) como seu sucessor. O anúncio oficial deve ocorrer ainda esta semana.

Mais cedo, o jornal Folha de S.Paulo já havia adiantado que Lira manifestou sua intenção de apoiar Motta em uma reunião realizada na madrugada de terça-feira (10).

Além de Lira e Hugo Motta, o almoço contou com a presença de diversos líderes políticos, como Romero Rodrigues (Podemos-PB), Altineu Cortes (PL-RJ), Doutor Luizinho (PP-RJ), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), Odair Cunha (PT-MG), Luciano Amaral (PV-AL) e Renildo Calheiros (PC do B-PE). Tenente Coronel Zucco (PL-RS), aliado de Jair Bolsonaro (PL), também compareceu.

Segundo relatos, cerca de 300 votos já teriam sido contabilizados a favor de Motta, com o líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), confirmando o apoio de Lira. Cunha reforçou a necessidade de focar na unidade e no funcionamento independente do Legislativo, ao invés de polarizar entre governo e oposição.

Ainda de acordo com as fontes, Lira antecipou a necessidade de anunciar o apoio para evitar incertezas até o retorno das atividades legislativas em outubro, após as eleições. Além disso, o movimento visa dar mais visibilidade à candidatura de Motta, em um contexto de negociações entre o União Brasil e o PSD.

Agora, o presidente da Câmara busca consolidar o apoio de outras siglas para garantir a vitória de Hugo Motta. A candidatura de Motta surgiu após a desistência de Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, e já conta com o suporte do PP e de outros aliados, como o MDB e o PL.

No entanto, a disputa segue com outros candidatos, como Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). União Brasil e PSD, inclusive, firmaram um acordo para concorrer juntos à presidência da Casa.

Nos bastidores, é amplamente reconhecido que Lira sempre preferiu o nome de Motta, por considerá-lo um aliado de confiança e com maior apoio interno. Contudo, a desistência de Marcos Pereira foi o fator decisivo para que Lira investisse diretamente na candidatura de Motta.

Enquanto isso, no Palácio do Planalto, a expectativa é que o indicado de Lira tenha grandes chances de vencer a eleição da Mesa Diretora, prevista para fevereiro de 2025. O deputado federal Alexandre Leite (União Brasil-SP), entretanto, manifestou publicamente sua insatisfação com Lira, acusando-o de trair o líder de sua bancada, Elmar Nascimento.

Em um esforço para consolidar apoios, Motta já se reuniu com o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar do encontro, uma ala do PT ainda tem reservas quanto a Motta, devido à sua proximidade com Ciro Nogueira (PP-PI), importante figura da oposição a Lula, e também por suas ligações com Eduardo Cunha (Republicanos-RJ), principal responsável pelo impeachment de Dilma Rousseff em 2016.

Com informações do Paraíba Online

PBPE Podcast

 

ASSUNTOS RELACIONADOS

Câmara Rejeita Taxação sobre Grandes Fortunas em Reforma Tributária

Câmara Rejeita Taxação sobre Grandes Fortunas em Reforma Tributária

A Câmara dos Deputados encerrou, nesta quarta-feira (30/10), a votação do segundo projeto de regulamentação da…
Hugo Motta oficializa candidatura à presidência da Câmara com apoio de bancada unida

Hugo Motta oficializa candidatura à presidência da Câmara com apoio de bancada unida

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) lançou oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados,…
Pedro Cunha Lima oficializa apoio a Marcelo Queiroga na corrida pela Prefeitura de João Pessoa

Pedro Cunha Lima oficializa apoio a Marcelo Queiroga na corrida pela Prefeitura de João Pessoa

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que concorreu ao governo da Paraíba em 2022, declarou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *