• 03/02/2023
  • Sem Comentário
  • 4 Minutos de Leitura

Laudo aponta acidente e fratura cervical em jovem que morreu após golpe de jiu-jítsu

Laudo aponta acidente e fratura cervical em jovem que morreu após golpe de jiu-jítsu

Foi divulgado na sexta-feira (3) o laudo pericial do caso do jovem Gil Anderson de Paiva Silva, de 21 anos, que morreu durante após um golpe de jiu-jítsu, em João Pessoa. Segundo o documento, a morte foi acidental, provocada por uma fratura da vértebra cervical seguida de traumatismo causado por hiperflexão de pescoço.

De acordo com a Polícia Civil, Gil Anderson treinava com um colega que, assim como ele era, é graduado na luta marcial. Os dois estavam esperando começar uma aula de muay thai.

Segundo o delegado da Polícia Civil que investiga o caso, Paulo Josafá, o documento emitido pela Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) apontou que o jovem teve um traumatismo causado por hiperflexão de pescoço, que provocou uma parada respiratória. Ainda segundo o documento, não houve sinais de estrangulamento.

O parceiro de luta da vítima se apresentou à polícia, que aguardava a emissão do laudo pericial para prosseguir com as investigações. Agora, o laudo deve ser encaminhado para a Delegacia Distrital onde o caso foi registrado e deve ser arquivado, ainda segundo a Polícia Civil.

“Diante da conclusão de que a morte teria se dado por acidente, o inquérito vai seguir para uma delegacia distrital para o seu devido arquivamento, haja vista que o parceiro de luta da vítima não deu causa a essa manobra que levou ele a óbito”, disse a delegada Luísa Correia Lima.

Entenda o caso

Gil Anderson era do Exército Brasileiro, lotado no 15º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Cruz das Armas, e o caçula de uma família com quatro filhos que morava perto do local onde aconteceu o fato. Ele praticava modalidades esportivas e segundo os familiares era dedicado e disciplinado.

O caso ocorreu no dia 27 de janeiro, no Centro de Referência da Juventude Ilma Suzete Gama, em Funcionários I. A unidade é parte de um projeto da Prefeitura de João Pessoa que promove atividades esportivas e culturais. O instrutor da aula de muay thai que iria começar ainda não havia chegado no momento em que os dois treinavam.

Segundo a Polícia Civil, Gil começou a passar mal após ele e o colega caírem no chão e Gil ter ficado por baixo. Ele foi socorrido pelo colega e por outras pessoas que estavam no local e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas com um quadro de parada cardiorrespiratória.

A UPA informou que ele deu entrada já em estado gravíssimo e que, apesar de a equipe realizar todas as manobras de ressuscitação, ele não resistiu.

O delegado que investiga o caso, Paulo Josafá, afirmou que “não houve dolo” do colega com quem Gil treinava, ou seja, não foi intencional.

“O fato é que, para que a aula fosse iniciada, era preciso que o professor estivesse presente, e eles iniciaram sem o professor chegar. Nos procedimentos investigativos iniciais, conversando com as pessoas do local de treino e com a equipe médica, se trata de um fato acidental, mas ainda vamos continuar a ouvir outras pessoas, inclusive o aluno que treinava com ele, para concluirmos a investigação preliminar”, disse delegado.

g1/PB

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem busca atendimento médico após introduzir tubo de doces no ânus em João Pessoa

Homem busca atendimento médico após introduzir tubo de doces no ânus em João Pessoa

Na manhã da última sexta-feira (17), um homem de 30 anos procurou o Hospital de Trauma…
Mulher Mata Marido a Facadas Após Discussão em João Pessoa

Mulher Mata Marido a Facadas Após Discussão em João Pessoa

Uma mulher foi presa em flagrante na tarde desta sexta-feira (17) após matar o marido a…
Motorista Suspeito de Atropelar e Matar Ciclista em João Pessoa se Apresenta à Polícia

Motorista Suspeito de Atropelar e Matar Ciclista em João Pessoa se Apresenta à Polícia

O homem suspeito de atropelar e causar a morte do ciclista Diego Rafael Monteiro, de 41…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *