• 04/04/2024
  • Sem Comentário
  • 100
  • 4 Minutos de Leitura

Lula inaugura Fábrica de Medicamentos da Hemobrás em Goiana

Lula inaugura Fábrica de Medicamentos da Hemobrás em Goiana

Em sua segunda agenda em Pernambuco na tarde desta quarta-feira (4), o presidente Lula (PT), ao lado da ministra da Saúde Nísia Trindade e da governadora Raquel Lyra (PSDB), participa da inauguração da Fábrica de Medicamentos da Hemobrás em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A fábrica vai produzir o recombinante Hemo-8r, medicamento usado para tratamento da hemofilia tipo A. A planta fabricará medicamentos produzidos por biotecnologia.

A novidade vai trazer benefício e qualidade de vida para as pessoas portadoras de hemofilia, condição rara, que leva a não coagulação do sangue. No Brasil, são 12 mil pessoas portadoras da doença, que dependem do remédio de uso continuado.

O paraibano João Pedro Dias, 23, descobriu a hemofilia com poucos meses de idade, e cresceu sem desfrutar de uma infância convencional e enfrentando preconceitos. “Descobri a doença muito novo, devido a um hematoma. Minha mãe, com depressão pós-parto, foi julgada pela primeira médica que passou, que a acusou de ter me batido. Depois de uma segunda opinião médica, ela me levou no Hemoíba (Hemocentro da Paraíba), e descobri a hemofilia. Eu não podia jogar bola, brincar. Passava o dia todo em casa””, revelou.

João Pedro aplica sozinho, três vezes na semana, o Hemo-8r adquirido pelos hemonúcleos da Hemobrás, para previnir episódios hemorrágicos. “Depois de 10 anos, pude retornar a vida normal, praticar esportes e viajar”, contou.

Com a inauguração, o Brasil passará a ter soberania no setor da indústria farmacêutica. Só na dependência de importação o Brasil vai economizar R$ 1 bilhão e com preços 30% menores para o SUS. Atualmente o Hemo-8r é produzido por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), porém com a produção brasileira, a expectativa é que haja a redução de 30% no valor do remédio.

A nova fábrica da Hemobrás terá uma capacidade para a produção anual de 1,2 bilhão de UIs (medida internacional usada na indústria farmacêutica) de Fator VIII recombinante. A previsão é de que até 2025 a nova fábrica esteja em atividade com distribuição de produtos para o SUS.

O processo de desenvolvimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vai ser desenvolvido por biotecnologia a partir de 2025 e a expectativa é de que até o final do ano essa etapa esteja concluída. De acordo com a Hemobrás, em janeiro de 2026 o produto deve começar a ser oferecido em toda a sua linha de produção no mercado nacional.

Na comitiva presidencial, estava também a primeira-dama Janja, o ministro de Desenvolvimento Regional Valdez Góes, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, o governador da Paraíba, João Azevedo, o ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula, a ministra de Ciências, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, e o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, além dos senadores Humberto Costa (PT), Teresa Leitão (PT) e Fernando Dueire (MDB)

Também estão presentes na solenidade o prefeito de Goiana, Eduardo Honório (União Brasil), os deputados federais Luciano Bivar (União Brasil), Lula da Fonte (PP), Clodoaldo Magalhães (PV), Iza Arruda (MDB) e Maria Arraes (Solidariedade), além do suplente de Teresa Leitão no Senado, Silvio Costa.

Diario de Pernambuco

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Casal é assassinado em Timbaúba

Casal é assassinado em Timbaúba

Mais um duplo homicídio foi registrado em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, evidenciando…
Eleições Municipais: Direita e Esquerda Usam Disputa Local Como Laboratório para 2026

Eleições Municipais: Direita e Esquerda Usam Disputa Local Como Laboratório para 2026

Com o fim do segundo turno das eleições municipais neste domingo (27), as articulações políticas se…
Relação Azeda: De Apoio ao Veto, Como Desmoronou a Aliança Lula-Maduro

Relação Azeda: De Apoio ao Veto, Como Desmoronou a Aliança Lula-Maduro

A relação entre Lula e Nicolás Maduro, que há pouco mais de um ano parecia ser…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *