- 04/04/2024
- Sem Comentário
- 100
- 4 Minutos de Leitura
Lula inaugura Fábrica de Medicamentos da Hemobrás em Goiana
Em sua segunda agenda em Pernambuco na tarde desta quarta-feira (4), o presidente Lula (PT), ao lado da ministra da Saúde Nísia Trindade e da governadora Raquel Lyra (PSDB), participa da inauguração da Fábrica de Medicamentos da Hemobrás em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco.
A fábrica vai produzir o recombinante Hemo-8r, medicamento usado para tratamento da hemofilia tipo A. A planta fabricará medicamentos produzidos por biotecnologia.
A novidade vai trazer benefício e qualidade de vida para as pessoas portadoras de hemofilia, condição rara, que leva a não coagulação do sangue. No Brasil, são 12 mil pessoas portadoras da doença, que dependem do remédio de uso continuado.
O paraibano João Pedro Dias, 23, descobriu a hemofilia com poucos meses de idade, e cresceu sem desfrutar de uma infância convencional e enfrentando preconceitos. “Descobri a doença muito novo, devido a um hematoma. Minha mãe, com depressão pós-parto, foi julgada pela primeira médica que passou, que a acusou de ter me batido. Depois de uma segunda opinião médica, ela me levou no Hemoíba (Hemocentro da Paraíba), e descobri a hemofilia. Eu não podia jogar bola, brincar. Passava o dia todo em casa””, revelou.
João Pedro aplica sozinho, três vezes na semana, o Hemo-8r adquirido pelos hemonúcleos da Hemobrás, para previnir episódios hemorrágicos. “Depois de 10 anos, pude retornar a vida normal, praticar esportes e viajar”, contou.
Com a inauguração, o Brasil passará a ter soberania no setor da indústria farmacêutica. Só na dependência de importação o Brasil vai economizar R$ 1 bilhão e com preços 30% menores para o SUS. Atualmente o Hemo-8r é produzido por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), porém com a produção brasileira, a expectativa é que haja a redução de 30% no valor do remédio.
A nova fábrica da Hemobrás terá uma capacidade para a produção anual de 1,2 bilhão de UIs (medida internacional usada na indústria farmacêutica) de Fator VIII recombinante. A previsão é de que até 2025 a nova fábrica esteja em atividade com distribuição de produtos para o SUS.
O processo de desenvolvimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vai ser desenvolvido por biotecnologia a partir de 2025 e a expectativa é de que até o final do ano essa etapa esteja concluída. De acordo com a Hemobrás, em janeiro de 2026 o produto deve começar a ser oferecido em toda a sua linha de produção no mercado nacional.
Na comitiva presidencial, estava também a primeira-dama Janja, o ministro de Desenvolvimento Regional Valdez Góes, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, o governador da Paraíba, João Azevedo, o ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula, a ministra de Ciências, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, e o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, além dos senadores Humberto Costa (PT), Teresa Leitão (PT) e Fernando Dueire (MDB)
Também estão presentes na solenidade o prefeito de Goiana, Eduardo Honório (União Brasil), os deputados federais Luciano Bivar (União Brasil), Lula da Fonte (PP), Clodoaldo Magalhães (PV), Iza Arruda (MDB) e Maria Arraes (Solidariedade), além do suplente de Teresa Leitão no Senado, Silvio Costa.
Diario de Pernambuco