- 16/12/2023
- Sem Comentário
- 82
- 3 Minutos de Leitura
Mais de 12 mil celulares foram recuperados pela polícia entre janeiro e novembro
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) recuperou 12.317 aparelhos celulares em Pernambuco entre janeiro e novembro deste ano. Somente no mês passado, foram resgatados 1.149 celulares.
Apesar do número ser alarmante, a quantidade de roubos destes eletrônicos reduziu em 60 casos se comparado com o mesmo período do ano anterior. Em novembro de 2022, foram registrados 2.262 roubos e em novembro deste ano foram 2.207 casos identificados.
https://podcasters.spotify.com/pod/show/pbpetv
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), três celulares são roubados por hora em Pernambuco. A pasta levou em consideração as queixas registradas nos primeiros quatro meses do ano. Neste período, foram denunciados 9.996 roubos.
Apesar das ações da polícia e da SDS para combater a criminalidade, os roubos de celulares continuam sendo frequentes no dia a dia de muitas pessoas, que são pegas desprevenidas pelos criminosos. Por isso, a colaboração também pode partir dos usuários de aparelhos celulares.
A SDS disponibiliza o programa Alerta Celular, criado em 2017 com o objetivo de auxiliar na identificação do aparelho pela polícia.
Depois que o usuário faz o cadastro, a SDS fica com os dados da pessoa e do celular registrados no sistema. Quando a polícia aborda algum suspeito, pode verificar por um aplicativo, na hora, se o celular foi roubado e quem é o seu verdadeiro dono.
Para realizar o cadastro, basta acessar o site da SDS e clicar em “Alerta Celular” no lado direito da página. O usuário deve informar o IMEI do aparelho, que pode ser obtido na caixa do celular ou digitando *#06# no teclado para chamadas.
Também é importante fazer um boletim de ocorrência para facilitar a localização do celular. Desta forma, ele ficará com um alerta no banco de dados, como “aparelho roubado ou furtado”.
Vale destacar que o Alerta Celular não é um sistema de rastreamento. Ele serve para ajudar as Polícias Civil e Militar nas investigações e abordagens, recuperando os aparelhos cadastrados.
Diario de Pernambuco