• 02/10/2022
  • Sem Comentário
  • 107
  • 4 Minutos de Leitura

Marília Arraes e Raquel Lyra disputam segundo turno em Pernambuco

Marília Arraes e Raquel Lyra disputam segundo turno em Pernambuco

O segundo turno das eleições para governador de Pernambuco será disputado pelas candidatas Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB). Esta é a primeira vez na história que uma mulher chega ao segundo turno das eleições estaduais. Com isso, Pernambuco terá, pela primeira vez, uma governadora eleita.

Marília e Raquel disputam pela primeira vez o Executivo estadual, que há 16 anos é governado pelo PSB, nas gestões de Eduardo Campos, por duas vezes, e de Paulo Câmara, por mais duas.

Trajetória política das candidatas

Marília Arraes

Recifense, Marília Arraes tem 38 anos e é deputada federal. É advogada, foi vereadora da capital pernambucana por três mandatos e está no terceiro partido de sua carreira política.

Ela é mãe de Maria Isabel, de 7 anos, e de Maria Bárbara, de oito meses. Está grávida de outra menina, que vai se chamar Maria Magdalena, mesmo nome de Magdalena Arraes, viúva do ex-governador e avô de Marília, Miguel Arraes.

Marília começou a carreira política no PSB, legenda à qual se filiou em 2005, ano da morte do avô Miguel Arraes, que presidiu o partido. Foi pelo PSB que ela se elegeu vereadora do Recife pela primeira vez, em 2008. Se manteve no mesmo partido até 2016, ano em que se filiou ao PT.

Raquel Lyra

Raquel Lyra nasceu no Recife, tem 43 anos e foi prefeita de Caruaru, no Agreste, por dois mandatos consecutivos. Renunciou ao cargo em março deste ano, para concorrer ao governo. Entre 2007 e 2016, foi filiada ao PSB e, em 2016, se filiou ao PSDB, partido do qual faz parte atualmente.

Ela é mãe de João, de 12 anos, e de Fernando, de 10 anos. O mais velho tem o mesmo nome do pai de Raquel, João Lyra Neto (PSDB), que foi vice-governador de Eduardo Campos e assumiu o governo em 2014, quando Campos deixou o cargo para concorrer à Presidência.

Raquel era casada com o empresário Fernando Lucena, que morreu na manhã deste domingo. Ele estava em casa, em Caruaru, no Agreste, quando se sentiu mal. Chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.

Propostas

Entre as propostas de Marília Arraes está o investimento de 1% da receita corrente líquida do estado em políticas de habitação. Na saúde, ela prometeu criar “Casas da Mulher Pernambucana”, para ampliar o acesso de mulheres grávidas a serviços de saúde, bem como a criação do programa Mais Médicos Pernambuco, para custear a graduação de medicina de estudantes de escola pública para que eles se comprometam a passar três anos no interior.

Marília Arraes também propôs a criação de um bilhete único para desempregados e pessoas pobres, bem como concluir obras de estradas, barragens e adutoras, e construir o Arco Metropolitano, respeitando o mínimo impacto ambiental. Na segurança pública, prometeu atualizar o Pacto Pela Vida e criar Delegacia da Mulher Itinerante.

Raquel Lyra, por sua vez, prometeu criar 60 mil vagas em creches em todo o estado, e conceder benefício mensal de R$ 300 para mães pobres. Ela afirmou que vai investir na integração do ensino médio ao ensino técnico e criar uma Poupança Escola, para reduzir os índices de evasão escolas.

Na segurança pública, ela propôs criar o programa Juntos pela Segurança, com políticas sociais para incentivar a cultura de paz e a criação de patrulhas Maria da Penha nos municípios. Ela afirmou que vai construir centros terapêuticos regionalizados para pessoas com deficiência, bem como construir um hospital de câncer no Sertão e concluir obras em outras unidades. Ela também disse que vai promover um “choque de gestão” na Compesa e dialogar com o governo federal para resolver os problemas do Metrô do Recife.

g1/PE

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Casal é assassinado em Timbaúba

Casal é assassinado em Timbaúba

Mais um duplo homicídio foi registrado em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, evidenciando…
Raquel Lyra fortalece base política e conquista mais prefeituras na Região Metropolitana do Recife

Raquel Lyra fortalece base política e conquista mais prefeituras na Região Metropolitana do Recife

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), obteve importantes vitórias políticas na Região Metropolitana do Recife…
Mulher é encontrada morta com sinais de tortura em lixão de Petrolina

Mulher é encontrada morta com sinais de tortura em lixão de Petrolina

No último sábado (19), o corpo de Minangela Aparecida do Nascimento, de 39 anos, foi encontrado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *