• 08/04/2023
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

Ministério Público afirma que Eduardo Campos recebia propina por uma conta na Suíça

Ministério Público afirma que Eduardo Campos recebia propina por uma conta na Suíça

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) de Pernambuco, é um desdobramento das investigações da Operação Lava Jato

Uma denúncia criminal apresentada na Justiça Federal em Pernambuco afirma que o ex-governador Eduardo Campos (PSB) era beneficiário de pagamentos feitos por uma conta em nome de um tio aberta na Suíça.

De acordo com a acusação, os repasses teriam sido realizados entre os anos de 2007 e 2014, pela empreiteira Odebrecht, em troca de favorecimentos no governo de Campos. Na época, os valores somaram R$ 771,5 mil – correspondente a R$ 4 milhões atualmente. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) de Pernambuco, é um desdobramento das investigações da Operação Lava Jato. Ela foi resultado de uma cooperação internacional com autoridades da Suíça, que enviaram ao Brasil os dados da conta.

Em setembro de 2022, a juíza federal Amanda Diniz Araújo, aceitou a denúncia e o processo corre sob segredo de Justiça.

Ainda segundo a publicação da Folha de S. Paulo, estão entre os acusados do crime de lavagem de dinheiro: Sandra Leote Arraes, a viúva de um tio do ex-governador, Carlos Augusto Arraes, falecido em 2010.

E o ex-dirigente da Copergás, Aldo Guedes, que também era sócio do ex-governador Eduardo Campos. Já os outros dois acusados no processo, são colaboradores da Justiça.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no último dia 17,  a suspensão da ação penal e do sequestro de bens em relação a Sandra Leote. O magistrado atendeu a um pedido da defesa que afirmava que outros processos que têm por base dados do acordo de leniência da Odebrecht foram paralisados.

As obras envolvidas, diz a acusação, são a terraplenagem da refinaria Abreu e Lima e projetos no porto de Suape, como um píer. O PSB de Pernambuco informou que não vai comentar o caso.
A reportagem da Folha de S. Paulo também procurou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), filho do ex-governador, mas ele também não quis se pronunciar.

Também não quiseram comentar a denúncia os advogados de Sandra Leote Arraes e Aldo Guedes. A defesa de Sandra Arraes disse à Justiça que os depósitos atribuídos à Odebrecht na Suíça ocorreram na época em que o marido dela era o único titular junto ao banco Pictet, mas que só assumiu o controle com a morte de Carlos Augusto, em 2010.

O ex-governador de Pernambuco, Eduardo , morreu em um acidente aéreo, em Santos, no litoral de São Paulo. Na época ele disputava a presidência da República, nas eleições de 2014, e estava viajando para cumprir a agenda de campanha.

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jornalista denuncia falta de vaga na UTI para a mãe no Sassepe

Jornalista denuncia falta de vaga na UTI para a mãe no Sassepe

A jornalista Meiry Lanunce usou suas redes sociais para expressar revolta contra o Sassepe, plano de…
Conheça os Prefeitos que passaram pela prefeitura de Itambé nos últimos 95 anos

Conheça os Prefeitos que passaram pela prefeitura de Itambé nos últimos 95 anos

Itambé, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, tem uma história política marcada por diversas…
Pernambuco Declara Emergência em 118 Cidades Devido à Seca Prolongada

Pernambuco Declara Emergência em 118 Cidades Devido à Seca Prolongada

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), decretou situação de emergência em 118 municípios do estado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *