• 11/03/2025
  • Sem Comentário
  • 4 Minutos de Leitura

Muro do Mosteiro de São Bento será reconstruído com contenção estrutural

Muro do Mosteiro de São Bento será reconstruído com contenção estrutural

A reconstrução do muro do Mosteiro de São Bento, que desabou na última sexta-feira (7) no Centro Histórico de João Pessoa, será realizada por meio da construção de um muro de arrimo. Além disso, o trecho restante da estrutura comprometida será removido, e um projeto de recomposição será desenvolvido. As decisões foram tomadas em uma reunião nesta segunda-feira (10), que contou com a participação da Arquidiocese da Paraíba, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra).

O padre Marcondes, curador do patrimônio histórico da Arquidiocese da Paraíba, explicou que a primeira etapa do processo será a construção do muro de arrimo para garantir a estabilidade da área. Paralelamente, o monitoramento da região continuará e um projeto detalhado será elaborado para a recomposição do muro.

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa já designou uma equipe técnica para a remoção do restante da estrutura e outra para a elaboração do projeto do muro de arrimo. De acordo com Glenda Ramos, assessora técnica de manutenção da Seinfra, a ação será conduzida com prioridade para evitar novos riscos.

O superintendente do Iphan, Emanuel Braga, ressaltou que, além das diretrizes para o projeto, também foram discutidas medidas emergenciais e o planejamento das próximas ações. O processo de reconstrução será agilizado, com a entrega do projeto prevista para as próximas duas semanas e o início das obras dentro de 15 dias.

Causas do desabamento e medidas emergenciais

O desmoronamento ocorreu por volta das 18h40 de sexta-feira (7), sem deixar feridos ou causar danos a veículos próximos. A Arquidiocese da Paraíba já havia alertado sobre os riscos desde o início de fevereiro, quando notificou a Defesa Civil, a Seinfra e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Uma vistoria realizada em 18 de fevereiro identificou o agravamento das fissuras na estrutura, resultando no início de estudos para uma solução definitiva. Em 20 de fevereiro, o Iphaep constatou recalque no solo devido ao encharcamento da base e ao entupimento dos drenos do muro, comprometendo sua estabilidade. Com as chuvas intensas, a estrutura não resistiu e veio abaixo.

No sábado (8), a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Defesa Civil e da Seinfra, isolou a área para preservar os destroços e permitir uma análise detalhada pelos técnicos do Iphan. A intervenção emergencial para a construção de um muro de contenção já foi determinada, seguindo as orientações dos órgãos responsáveis.

O custo da construção do muro de arrimo será assumido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, enquanto a reconstrução do muro original dependerá de parcerias para viabilizar a obra.

PBPE Podcast

 

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura de João Pessoa Anuncia Concurso para Educação com 500 Vagas

Prefeitura de João Pessoa Anuncia Concurso para Educação com 500 Vagas

A Prefeitura de João Pessoa anunciou, na ultima quinta-feira (10), a abertura de um concurso público…
100 Dias de Gestão: Prefeitura de Itambé apresenta balanço com ações e resultados

100 Dias de Gestão: Prefeitura de Itambé apresenta balanço com ações e resultados

A Prefeitura de Itambé divulgou nesta quinta-feira (10), um balanço das principais ações realizadas nos primeiros…
Homem que Sobreviveu a Tentativa de Homicídio é Morto a Tiros no Valentina

Homem que Sobreviveu a Tentativa de Homicídio é Morto a Tiros no Valentina

Um assassinato brutal foi registrado na manhã do último sábado (5), no bairro do Valentina Figueiredo,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *