• 11/03/2023
  • Sem Comentário
  • 4 Minutos de Leitura

O IMBATÍVEL

O IMBATÍVEL

Dos caciques políticos de Pedras de Fogo, Manoel Alves da Silva Júnior foi o último a nos deixar. Verdade seja dita, sua repentina partida deixa uma lacuna considerável. Pois todo o jogo político se articulava em torno dele. Discorde quem
quiser, mas toda voz política existia como adversária ou como submissa a Manoel Júnior.

Quem não se lembra de Luiz do Canto, que colocou Dr. Júnior no poder e rompeu os laços. E, certamente, arrependido, terminou nos braços do adversário nas últimas eleições em que participou. E Dr. Hildemar que foi sempre o fiel da balança nas
vitórias de Manoel Júnior. Sem as candidaturas de Hildemar, o histórico de vitórias de seu adversário não teria sido o mesmo. O saudoso Manoel Rosendo também não fugia à regra.

Porém a pergunta que não quer calar é como fica o tabuleiro político na cidade com a ausência do maior e último baluarte da política local?

José Carlos Ferreira Barros, o popular Bá, é um empresário bem sucedido e muito querido na cidade. Não tem adversários políticos e isso é um dividendo eleitoral que poucos têm o prazer de ostentar. Por esse motivo, as articulações dos bastidores já dão conta de uma intensa mobilização em torno de Bá. Todas as forças políticas tendem a se juntar a ele, uma vez que não há resistência a seu nome. Bá é um político iniciante e isso é o seu maior trunfo.

Mas, e como fica o último gestor derrotado? Não fica. A única motivação para sua passagem questionável pela prefeitura tinha sido justamente o desgaste dos apadrinhados de Manoel Júnior no poder. Se não fosse isso, nunca teria sido prefeito da cidade.

Mas com a partida de Júnior também se acaba a força do último derrotado. Seus remanescentes votos não tem motivos para não votar em Bá em uma disputa eleitoral futura. O antigo adversário não existe mais. A velha política e as velhas rivalidades chegaram ao fim.

É bem verdade que Bá herdou um compromisso árduo para conduzir: continuar uma gestão que comparada às últimas, não há reprovação considerável a ser mencionada. Pelo contrário, a aprovação vai bem. Com realizações que vinham aos trancos e barrancos, é verdade, devido à enfermidade do antigo gestor, mas que já se sabia da disponibilidade dos recursos para a retomada das obras do Hospital e da Alça Viária. E a aprovação se potencializou ainda mais com a comoção que tomou conta da cidade.

Bem! Mas se o desafio deixado é grande, não podemos negar que Bá também ganhou uma oportunidade única de se tornar o grande protagonista da política local. A cidade demonstra um acolhimento caloroso ao novo gestor. Há um sentimento geral de boas-vindas ao nome do novo prefeito, Bá Barros. Todos estão torcendo pelo seu sucesso na administração municipal.

E nessas circunstâncias, nem há espaço para a antiga terceira via. Leonardo Barros, Adelson Cabeção ou qualquer outro não têm motivos para não dialogar com Bá Barros.

A depender do próprio Bá: da sua competência administrativa, já demonstrada como empresário, da sua desenvoltura e da sua capacidade de diálogo com todos, segundo um dos políticos locais, Misael do Ovo, a preço de hoje, o atual prefeito nas eleições próximas será indiscutivelmente…

ImBAtível.

PBPE Podcast
c

ASSUNTOS RELACIONADOS

Paraíba Oferece Mais de 800 Oportunidades de Emprego em Janeiro: Confira as Vagas Disponíveis

Paraíba Oferece Mais de 800 Oportunidades de Emprego em Janeiro: Confira as Vagas Disponíveis

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) abre o ano de 2025 disponibilizando 807 vagas…
Polícia apreende revólver calibre 32 durante patrulhamento em Pedras de Fogo

Polícia apreende revólver calibre 32 durante patrulhamento em Pedras de Fogo

Na noite da última quinta-feira (02), por volta das 20h30, a Polícia Militar realizou a apreensão…
Adriano Galdino anuncia pré-candidatura ao Governo da Paraíba: “Minha campanha começa agora”

Adriano Galdino anuncia pré-candidatura ao Governo da Paraíba: “Minha campanha começa agora”

O deputado estadual Adriano Galdino oficializou sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba, marcando o início de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *