- 09/06/2023
- Sem Comentário
- 89
- 4 Minutos de Leitura
O Itambeense que foi convidado para interpretar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Sou Tradutor Intérprete de Libras e o atual presidente da Associação dos Tradutores Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais de Pernambuco – Atilspe.
Eu nunca imaginei que um dia eu seria convidado para interpretar um PRESIDENTE DA REPÚBLICA do meu país e isso me remete a diversas reflexões.
Primeiramente agradeço às pessoas surdas que ferrenhamente lutam sempre por seus direitos e possibilitaram que eu estivesse nesse lugar de destaque.
https://podcasters.spotify.com/pod/show/pbpetv
Políticas públicas brasileiras possibilitaram que pessoas que tem uma origem simples como eu, tivessem um processo de ascensão social por meio dos estudos e aqui tenho ciência do meu esforço diário para ser um bom profissional e para ocupar esses espaços, mas compreendo que minha profissão foi consolidada por meio das políticas públicas.
Sou servidor público federal e como profissional da área de Libras nessa esfera isso me leva diariamente a uma consciência política, de luta por equidade linguística das pessoas surdas, de demarcação da Libras em diversos espaços de poder, a inclusão e tantas outras bandeiras de luta que me atravessam.
Através desse momento de holofotes, reconhecimento e carinho de tantas pessoas. Quero aqui agradecer a minha família, que sempre me incentivou, aos meus amigos que mesmo distante fisicamente sempre torceram e torcem por mim, ao IFPE pela valorização e por ser palco desse momento tão especial e a secretaria de Educação de Barreiros/PE por sempre me encorajar para dar o meu melhor.
Desde o ano passado tenho feito diversos trabalhos de destaque no país. Interpretei os debates dos candidatos ao governo de Pernambuco na Rede Globo. Fui Intérprete na Feira Internacional Vtex Day em São Paulo/SP. Interpretei no maior Congresso de Tradução e Interpretação de Libras/Português do Brasil em Florianópolis/SC, na Conferência Nacional de Libras em Brasília/DF e Interpretei o Encontro da Nacional da Memória da Justiça do CNJ na Escola de Magistratura de Pernambuco- Esmape, entre outros.
Assessoria