- 29/03/2024
- Sem Comentário
- 3 Minutos de Leitura
Padre de Pedras de Fogo decide fazer procissão do Senhor Morto sem Itambé
Padre Pedro Targino, Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição, anunciou no Domingo de Ramos que a Paróquia de Pedras de Fogo, PB, vai realizar a procissão do Senhor Morto sem a presença da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, do município vizinho, Itambé (PE).
A tradicional procissão na Sexta-feira da Paixão do Senhor ocorria há anos em conjunto. Nossa Senhora das Dores saia de Pedras de Fogo e Nosso Senhor Morto de Itambé, se encontrando no limite entre os dois municípios e percorrendo as ruas das duas cidades, com encerramento na Matriz do Desterro.
Padre Pedro argumentou que os desencontros na hora da procissão foi um dos motivos da decisão. As vezes uma paróquia terminava e esperava a outra é gerava inquietação e “desorganização”. Neste ano cada Paróquia vai seguir com a sua procissão. Alguns fiéis estranharam a decisão, mas muita gente entende o motivo, embora não concorde.
Não é a primeira separação entre as duas Igrejas. Desde 1 de janeiro de 1865, quando a Igreja da Conceição foi inaugurada por Frei Serafim de Catânea, que os Padres de Itambé auxiliavam Pedras de Fogo ministrando os sacramentos. Isso ocorreu até 1970, mais ou menos, quando Padre João chegou a Pedras de
Fogo como Pároco de São Miguel de Taipu, Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, da qual a Conceição fazia parte. Foram mais de 100 anos de uma história que teve fim e tudo seguiu bem.
Os paroquianos das duas Igrejas vivem intensamente a Semana Santa e neste ano não está sendo diferente. Os diversos momentos litúrgicos nas duas paróquias tem sido repletos de fé e devoção do povo. Sexta-feira não será diferente, espera Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu para nos salvar.