- 08/11/2024
- Sem Comentário
- 287
- 3 Minutos de Leitura
Pedras de Fogo conquista Selo UNICEF ao avançar em oferta de serviços públicos
O município de Pedras de Fogo conquistou o Selo UNICEF, edição 2021-2024, um reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância pelos avanços na proteção e promoção dos direitos de crianças e jovens. Na Paraíba, dos 223 municípios, apenas 88 conseguiram atingir as metas estabelecidas pelo programa. No Litoral Sul do estado, Pedras de Fogo e Alhandra foram as únicas cidades a receber o selo.
Para alcançar esses resultados, os municípios contemplados com o Selo UNICEF investiram em diversas áreas. O foco esteve em cuidar da primeira infância e adolescência, melhorar a educação – desde a creche até a inserção de jovens no mercado de trabalho –, promover a saúde física e mental de crianças e adolescentes, estimular hábitos de higiene e garantir o acesso à água limpa. Além disso, as cidades trabalharam na proteção de crianças e adolescentes contra diferentes formas de violência e na garantia de proteção social às famílias mais vulneráveis, incluindo aquelas de povos e comunidades tradicionais.
Após quatro anos de empenho e trabalho, um total de 923 cidades em todo o país conseguiu melhorar mais do que a média nacional em diversas áreas, com destaque para imunização, educação e proteção contra a violência. Pedras de Fogo está entre esses municípios que avançaram significativamente em vários indicadores sociais e de saúde.
Para Ray Santos, articulador do Selo UNICEF no município na edição 2021/2024, a conquista é um importante reconhecimento: “A conquista do Selo UNICEF é um reconhecimento importante para Pedras de Fogo, pois mostra que estamos no caminho certo ao cuidar das nossas crianças e adolescentes. Esse selo reforça o compromisso da gestão com políticas públicas, garantindo mais educação, saúde e proteção para nossa juventude. É uma vitória que reflete o sucesso da gestão, que tem buscado de forma contínua melhorar a qualidade de vida em nossa cidade”, destacou o responsável por articular as ações em Pedras de Fogo.
Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil, também comemorou os avanços alcançados. “O UNICEF comemora esse avanço de cidades que conseguiram melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios trouxeram mais eficiência para sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, cumprindo de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explicou Abdel-Jelil, destacando o impacto positivo das iniciativas.
PBPE TV