- 28/11/2024
- Sem Comentário
- 3 Minutos de Leitura
Polícia Civil e Militar de Pernambuco Desarticulam Organização Criminosa em Operação Maré Alta
Em uma operação de grande porte, a Polícia Civil de Pernambuco, em parceria com a Polícia Militar, realizou nesta semana a Operação Maré Alta, que teve como objetivo desarticular a organização criminosa conhecida como Nova Okaida. O grupo é apontado como responsável por pelo menos 20 homicídios na região litorânea de Goiana, em Pernambuco, além de atuar em áreas da Paraíba.
A ação foi coordenada pela 16ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH) de Goiana, com apoio da Diretoria Integrada do Interior (Dinter 1) e da 11ª Delegacia Seccional (DESEC). No total, foram mobilizados 70 policiais civis, incluindo equipes do Canil, e 30 policiais militares, com reforço do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior), Canil e GTA (Grupamento Tático Aéreo).
Mandados Expedidos e Resultados
A operação cumpriu 28 mandados, sendo:
- 04 de prisão preventiva,
- 06 de prisão temporária,
- 01 de busca e apreensão de menor,
- 17 de busca domiciliar.
Ao final da operação, foram presos cinco indivíduos, incluindo o principal alvo, um homem conhecido como Rato, identificado como líder da Nova Okaida em Goiana. Além disso, as equipes apreenderam duas armas usadas em homicídios, drogas e documentos bancários relacionados às atividades criminosas.
Estratégia e Liderança
O delegado Enio Maia, responsável pela 16ª DPH de Goiana, ressaltou a importância da operação na desarticulação de uma organização criminosa com ramificações interestaduais. A ação também foi conduzida pelo delegado seccional Del Jean Rockfeller, da 11ª AIS, e contou com o suporte do comandante da 3ª CIPM, Tenente-Coronel Alberto Souza, e do subcomandante, Major Anacleto Suassuna.
Essa ofensiva reforça o compromisso das forças de segurança de Pernambuco no combate ao tráfico de drogas, homicídios e à atuação de organizações criminosas na região.
PBPE TV