- 17/05/2025
- Sem Comentário
- 3 Minutos de Leitura
Polícia Federal Captura Substituto de Marcola no PCC na Bolívia

A Polícia Federal (PF), em uma operação conjunta com a Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC) da Bolívia e o apoio da Interpol, prendeu Marcos Roberto de Almeida, mais conhecido como Tuta, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, nesta sexta-feira (16). O brasileiro é considerado um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), além de figurar na Lista de Difusão Vermelha da Interpol.
Fugitivo desde 2020, Tuta foi condenado a 12 anos de prisão no Brasil pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A captura ocorreu em um episódio inusitado: ele compareceu a uma delegacia boliviana para resolver pendências migratórias, apresentando um documento falso em nome de Maicon da Silva. As autoridades bolivianas identificaram a fraude e acionaram imediatamente a Interpol e o oficial de ligação da PF na região. Após a confirmação de sua verdadeira identidade, Tuta foi detido pela Força Especial de Luta Contra o Crime Organizado da Bolívia (FELCC).
Atualmente sob custódia das autoridades bolivianas, Tuta aguarda os próximos passos legais. Uma audiência judicial está marcada para este domingo na Bolívia, onde será decidido se ele será expulso do país ou responderá localmente pelo uso de documento falso.
Caso seja expulso, seu retorno ao Brasil pode ocorrer nos próximos dias, dependendo da logística entre os governos brasileiro e boliviano. Entretanto, se for necessário um processo formal de extradição, a Polícia Federal estima que isso poderá demandar mais tempo, já que dependerá do trâmite na justiça boliviana.