- 24/11/2024
- Sem Comentário
- 2 Minutos de Leitura
Preso em Caaporã suspeito de ordenar morte de líder de catadores de caranguejo
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil da Paraíba, por meio do Núcleo de Homicídios da 6ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), e policiais militares da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (ClPM) resultou, nesta quarta-feira (20), na prisão de J.C.B.S., de 43 anos, acusado de ser o mandante do assassinato de Manoel Teixeira das Chagas, conhecido como “Teixeira”. Manoel era presidente da Associação de Catadores de Caranguejo do Porto de Congaçari, em Caaporã, e foi morto no dia 30 de agosto deste ano.
As investigações indicam que o crime está diretamente ligado à atuação de Manoel em defesa da fauna aquática na região do porto, ações que contrariavam interesses de grupos criminosos que operam na área. A polícia continua investigando os executores do assassinato, que podem ser capturados nos próximos dias.
Ataques durante as investigações
O trabalho investigativo enfrentou resistência violenta. Em 15 de setembro, enquanto realizavam diligências no caso, policiais civis e militares foram alvejados por tiros disparados por membros de uma facção criminosa local. Apesar da fuga dos criminosos, os agentes apreenderam duas armas: uma pistola calibre .40 e outra de calibre 9mm.
A prisão do suspeito representa um avanço no combate ao crime organizado e reforça a importância de proteger líderes comunitários que se dedicam à defesa ambiental e à sustentabilidade.