- 11/12/2024
- Sem Comentário
- 4 Minutos de Leitura
PRF na Paraíba prende foragido da Justiça, flagra ônibus escolar realizando transporte ilegal de passageiros e recupera motocicletas adulteradas
Paraíba (PB), 11/12/2024 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba registrou, no decorrer de fiscalizações realizadas ontem (10), desvio de finalidade de bens públicos, cumprimento de mandado de prisão e apreensão de veículos que circulavam, adulterados. As ações distintas ocorreram ao longo da BR-101, BR-230 e BR-104.
Durante fiscalização de rotina na BR-101, km 107, em Alhandra-PB, por volta das 05h40, agentes da PRF abordaram um ônibus interestadual. Após consulta aos sistemas de segurança, foi identificado um mandado de prisão em aberto em desfavor de um passageiro de 30 anos. O indivíduo, procurado pela Justiça do Ceará por envolvimento em crimes relacionados à Lei Geral do Esporte, que estabelece pena para quem promove tumulto, incita a violência ou invade locais restritos em eventos esportivos. Ele foi detido e conduzido, sem ferimentos, para a Delegacia de Polícia Judiciária do município, onde foi apresentado às autoridades para cumprimento da pena imposta.
Já no município de Campina Grande-PB, na BR-230, km 143, às 11h, Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transportes (GFT) da PRF abordou um ônibus escolar de uma prefeitura do sertão do cariri paraibano. O veículo, destinado ao transporte de estudantes da rede pública, estava sendo utilizado para levar adultos e jovens de um time de futebol para uma competição no município de Bayeux-PB. Essa prática configura desvio de finalidade e pode caracterizar ato de improbidade administrativa, segundo a Lei nº 8.429/1992, por se tratar de um ônibus do programa Caminho da Escola, adquirido com verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O caso foi encaminhado ao Ministério Público para as devidas providências.
Também no município de Campina Grande-PB, desta vez no km 148, da BR-230, por volta das 13h, policiais do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da PRF abordou uma motocicleta Honda CG 150 com sinais de adulteração. Após análise detalhada, foi constatada a adulteração. O condutor, de 43 anos, informou ter adquirido a motocicleta de forma irregular com um homem que supostamente trabalhava no distrito dos mecânicos em Pernambuco, mas perdeu contato com ele. Diante dos fatos, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia para as devidas providências e poderá responder por adulteração.
A última ocorrência do dia se deu no município de Esperança-PB, na BR-104, km 92, às 17h40, quando equipe do GPT abordou uma motocicleta Yamaha Fazer. A moto era suspeita de ser clonada, devido a recurso de multa aberto na PRF, onde o proprietário de uma motocicleta com a mesma placa levou multa em um local que nunca transitou. Após análise detalhada, foi constatado que se tratava de um clone. O condutor, de 19 anos, informou ter adquirido a motocicleta de um conhecido há um mês e que pagaria em parcelas mensais. Diante dos fatos, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária do município, onde poderá responder criminalmente por adulteração.
PBPE TV