- 02/05/2025
- Sem Comentário
- 4 Minutos de Leitura
SDS Reforça Segurança para Eleição Suplementar em Goiana com Operação Integrada

A Secretaria de Defesa Social (SDS) lançou um esquema especial de segurança visando assegurar a realização da eleição suplementar em Goiana, maior município da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A Operação Eleição Suplementar Goiana 2025 será iniciada nesta sexta-feira (2) e terá como foco principal garantir que os moradores do município possam votar com tranquilidade na escolha dos novos prefeito e vice-prefeito. Para isso, serão ativados 370 postos de trabalho operacionais, mobilizando profissionais das diversas forças de segurança.
Policiais militares, civis, bombeiros militares, servidores da inteligência e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) estão entre os agentes que atuarão na operação. Além do efetivo ordinário, haverá reforço das Diretorias Integradas Especializadas (DIRESP), tanto da Polícia Civil quanto da Militar. Drones e aeronaves do GTA farão sobrevoos estratégicos na região, apoiando o trabalho das equipes em terra. A integração inclui também a Polícia Federal (PF), responsável por investigar crimes eleitorais e realizar atuação ostensiva durante o pleito.
O planejamento abrange a presença das forças de segurança nos locais de votação, cartórios eleitorais, pontos de apuração e vias públicas. Serão contemplados 37 setores de votação, distribuídos pela sede de Goiana (24), e pelos distritos de Tejucupapo (8) e Ponta de Pedras (5). O objetivo é garantir proteção em todas as escolas, faculdades e outros locais designados para receber os eleitores. A SDS promete uma atuação coordenada para evitar qualquer tipo de incidente.
“Nosso papel é garantir a segurança do pleito, e por isso realizamos um planejamento específico e antecipado para assegurar que a eleição transcorra de forma ordeira e pacífica”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. Ele destacou ainda a importância de respeitar a legislação eleitoral e garantir que a população exerça seu direito democrático sem constrangimentos.
O maior contingente será da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), com o lançamento de 300 jornadas extras. O efetivo estará presente em todos os locais de votação, além de realizar patrulhamento preventivo nas ruas, escolta e distribuição de urnas, e apoio ao juiz eleitoral. A Polícia Civil disponibilizará equipes de plantão no Complexo Policial de Goiana para lavrar procedimentos necessários e realizar rondas ostensivas. Já o Corpo de Bombeiros contará com ambulâncias e base fixa na Seção de Bombeiros de Goiana para atendimento emergencial.
De acordo com o tenente-coronel Valdemio Gondim, gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, “essa operação é fruto de um planejamento cuidadoso, realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, para garantir que a população de Goiana viva este momento democrático com segurança e paz”.