- 07/11/2024
- Sem Comentário
- 7 Minutos de Leitura
Sete alunos da Erem Frei Orlando, em Itambé, ganham bolsas de estudo para EUA, Canadá e Chile, pelo Programa Ganhe o Mundo do Governo de Pernambuco
Sete alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando, em Itambé, garantiram vaga no Programa Ganhe o Mundo (PGM), do Governo do Estado de Pernambuco, que oferta bolsas de estudo para intercâmbio internacional, tendo como destino, este ano, os países EUA, Canadá e Chile. Os aprovados terão a oportunidade de cursar um semestre letivo do próximo ano em uma escola de nível médio de um desses países, colocando em prática o idioma inglês ou espanhol, conforme o destino, expandindo a bagagem cultural, além de fortalecer o currículo.
A conquista da vaga se deu por meio de uma prova objetiva do respectivo idioma, realizada no dia 15 de setembro. O PGM é um programa da Secretaria de Educação Estadual e, nesta edição, ofertou mais de 900 vagas para alunos da rede pública de todo estado. O resultado final da seleção foi divulgado na última terça-feira (5), no site do Instituto Avalia.
A Erem Frei Orlando se destaca pela quantidade de alunos aprovados. Para Manoel Santana, diretor da escola, isso é resultado de um trabalho coletivo, com destaque para os professores de línguas estrangeiras. “Tudo isso é reflexo de um trabalho que é desenvolvido aqui, e em especial, pelos professores Lucas e Ana que ensinam Inglês e Espanhol, respectivamente, e que se empenharam para concretizar esse sonho. Os projetos realizados pela escola, além dos que ainda vão ser iniciados, garantem uma educação pública com qualidade social, afinal, esse é nosso objetivo maior”, endossou.
O Programa vai dar assistência financeira aos futuros intercambistas. Segundo o edital, eles vão receber dois tipos de bolsas, uma sendo para sua instalação no país e mais cinco bolsas manutenção no valor de R$ 1.620,00 (um mil seiscentos e vinte reais) cada uma, para auxiliar no custeio da hospedagem. A previsão de embarque é até março do próximo ano.
Dos sete alunos selecionados, quatro vão para os Estados Unidos, dois para o Canadá e um para o Chile. Os alunos da Erem Frei Orlando que conquistaram vagas foram: Keyla Mayane da Silva Pereira, 16 anos, que vai para o Chile; Daniel Rodrigues de Lima Pontes, 16; Joatão Monteiro de Souza Neto, 16; Maria Eloísa Barbosa da Silva, 16, e Lucas Lindolfo Beltrão de Albuquerque, 16, vão para os Estados Unidos; já Samuel Galdino de Santana Mendonça, 17 e Maria Isabel Delfino Martiniano, 17, foram selecionados para as vagas que os levarão ao Canadá. Todos cursam o segundo do ensino médio.
Dedicação e sonhos
Participar de um intercâmbio, aprender um novo idioma e uma nova cultura é o sonho de muitos jovens, além de ser uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional. Maria Eloísa Barbosa, 16 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio, não poupou suas emoções ao demonstrar a alegria de estudar no exterior. “O sentimento é indescritível, o meu coração foi tomado por uma sensação de dever cumprido, ao notar que meu esforço e dedicação haviam sido reconhecidos e recompensados por meio dessa conquista”. E acrescentou, “Estou muito orgulhosa por ter conquistado esse sonho”.
Já para Joatão Neto, 16 anos, essa conquista significa um novo passo na vida dele. “Essa experiência pode me levar a lugares extraordinários”, destacou. Keyla da Silva, 16 anos, vai para o Chile no ano que vem, contou que como foi importante o apoio em casa e na escola para se preparar para prova, mas está ciente da responsabilidade. “É uma nova fase onde vou ter que me desafiar, já que passarei por um processo de adaptação”, pontuou. Para Samuel Galdino, 17, a vaga representa o resultado de anos de estudo. “Escolhi o inglês por ser uma língua que estudo há um bom tempo para me aperfeiçoar, estava um pouco receoso, mas deu certo”, contou.
A preparação dos alunos para a prova contou com aulas extras realizadas pelos professores de línguas estrangeiras que não pouparam esforços para alavancar o conhecimento desses estudantes. Para Lucas Barbosa, professor de Inglês, ex-intercambista, os alunos que escolheram o idioma estão prontos para essa experiência. “Eles provaram que estão preparados para voar (literalmente) e conquistar bem mais do que imaginam. A aprovação me enche de orgulho, mas o mérito é todo deles. Além de ter um potencial enorme, todos se dedicaram muito, a minha parte foi só uma questão de lapidação”, destacou. Ele contou ainda que foram realizados seis encontros de duas horas cada, preparando os alunos para realizar a prova do PGM.
Já para a professora de Espanhol, Ana Maria Moura, ter participado do processo de preparação desses alunos é motivo de gratidão e muita alegria. “Ter contribuído com a expansão dos conhecimentos para a conquista dessa vaga é motivo de muita felicidade. Pude ver os alunos se dedicando durante as aulas, e agora ver esse sonho se concretizando é gratificante demais enquanto profissional. Além disso, é uma oportunidade que só vai acrescentar na bagagem cultural, na vida acadêmica e profissional de cada um”, enfatizou.
Etapas da seleção
O processo seletivo contou com duas etapas, sendo a primeira a realização da prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, realizada no dia 15 de setembro; já a segunda diz respeito ao atendimento dos requisitos estipulados em edital, tais como frequência mínima de 85% no primeiro ano do ensino médio; média 7,0 em português e matemática; idade mínima de 14 anos completos até a data do embarque e idade máxima de 16 anos, 11 meses e 29 dias no ato de inscrição.
Fonte: MAYRA SANTOS – ASCOM/EREMFO