• 22/06/2022
  • Sem Comentário
  • 117
  • 4 Minutos de Leitura

‘Suportaria ficar mais um pouquinho?’, ‘queres escolher um nome?’ e ‘você acha que o pai concordaria?’: As frases da juíza Joana Ribeiro Zimmer para menina de 11 anos estuprada

‘Suportaria ficar mais um pouquinho?’, ‘queres escolher um nome?’ e ‘você acha que o pai concordaria?’: As frases da juíza Joana Ribeiro Zimmer para menina de 11 anos estuprada

Um vídeo publicado na última segunda-feira (20) pelo Portal Catarinas e pelo The Intercept mostram trechos de uma audiência realizada em Santa Catarina para tratar do caso de uma menina de 11 anos que foi vítima de estupro e ficou grávida. Nas imagens, a juíza Joana Ribeiro Zimmer questiona se a menina não poderia manter a gestação por mais “uma ou duas semanas”, para aumentar a sobrevida do feto.

Nesta última terça-feira (21), a criança foi autorizada a deixar o abrigo onde estava internada – e que trabalhava para impedir a realização do aborto – e voltou para a mãe. A informação foi confirmada pela advogada da família, Daniela Felix. A defensora não deu detalhes sobre qual será decisão da família em relação ao aborto. O caso segue em sigilo.

O vídeo também mostra a promotora de Justiça Mirela Dutra Alberton questionando a menina sobre a continuidade da gestação (veja, abaixo, alguns trechos do que foi dito na audiência, realizada em 9 de maio).

Vítima de estupro no começo do ano, a menina descobriu estar com 22 semanas de gravidez ao ser encaminhada a um hospital de Florianópolis, onde teve o procedimento para interromper a gestação negado.

Em determinado momento da audiência, a juíza pergunta: “Queres escolher algum nome para o bebê?” A menina responde negativamente com a cabeça.

Depois, a juíza faz perguntas relacionadas à gestação da criança:

“Quanto tempo que você aceitaria ficar com o bebê na tua barriga para gente acabar de formar ele, dar os medicamentos para o pulmãozinho dele ficar maduro para a gente poder fazer essa retirada antecipada do bebê para outra pessoa cuidar se você quiser?”
“Você vai ao médico, e a gente vai fazer essa pergunta para um médico, mas você, se tivesse tudo bem, suportaria ficar mais um pouquinho?”
“Você acha que o pai do bebê concordaria com a entrega para adoção?”
A promotora Mirela Dutra Alberton, então, assume a palavra e volta a questionar a criança sobre a manutenção da gestação:

“O bebê já tá completo, ele já é um ser humano, consegue entender isso? Ele já está com quase seis meses. Tem bebês que nascem até antes e ainda sobrevivem. O que a gente queria ver se tu concordarias era de que a gente mantinha [sic] mais uma ou duas semanas apenas na tua barriga. Porque, para ele ter chance de sobreviver mais ele precisa tomar os medicamentos para o pulmão se formar completamente. Em vez de deixar ele morrer, porque ele já é um bebê, já é uma criança, em vez de a gente tirar ele da tua barriga e ele morrer agonizando, porque é isso que acontece, porque o Brasil não concorda com a eutanásia, o Brasil não vai dar medicamento pra ele. Ele vai nascer chorando [inaudível] dar o medicamento [agonizando]. A gente tirar ele, dar todos os suportes médicos para que ele sobreviva e a gente daria para um casal para adoção”.
Na audiência com a mãe da vítima de estupro, a juíza Joana Zimmer questiona sobre a gestação da filha.

“Quanto ao bebezinho, você entendeu que se fizer uma interrupção, o bebê nasce e a gente tem que esperar esse bebê morrer? A senhora conseguiu entender isso? Que é uma crueldade? O neném nasce e fica chorando até morrer”.
“E a gente tem 30 mil casais que querem o bebê, que aceitam o bebê. Então, essa tristeza de hoje para a senhora e para a sua filha é a felicidade de um casal. A gente pode transformar essa tragédia”. A mãe da criança então diz: “É uma felicidade porque não estão passando pelo o que eu estou passando”.

g1/PE

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Brasil e Venezuela em rota de colisão: novo ataque de Maduro intensifica crise diplomática

Brasil e Venezuela em rota de colisão: novo ataque de Maduro intensifica crise diplomática

O governo de Nicolás Maduro voltou a mirar o Brasil em suas críticas neste sábado (2/11),…
Ucrânia pede que Brasil detenha Putin caso ele participe do G20

Ucrânia pede que Brasil detenha Putin caso ele participe do G20

Nesta segunda-feira (14), a Ucrânia reforçou que o Brasil tem a obrigação de prender o presidente…
Trump na presidência pode atrair dólares ao Brasil, diz Eurasia

Trump na presidência pode atrair dólares ao Brasil, diz Eurasia

Uma eventual vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos em novembro pode gerar impactos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *