• 24/10/2023
  • Sem Comentário
  • 3 Minutos de Leitura

TCE aprova, com ressalvas, prestação de contas da Prefeitura de Goiana

TCE aprova, com ressalvas, prestação de contas da Prefeitura de Goiana

A Primeira Câmara do TCE recomendou à Câmara Municipal de Goiana a aprovação, com ressalvas, da prestação de contas de governo da prefeitura do município, relativa ao exercício financeiro de 2021, tendo como interessado o prefeito Eduardo Honório Carneiro.

Em seu voto (n° 22100383-6), o relator do processo, conselheiro Marcos Loreto, ressaltou que houve o devido cumprimento por parte do município dos limites constitucionais e legais com saúde e educação, ficando em 17,52% e 26,37% (o limite mínimo é 15% e 25%, respectivamente).

https://podcasters.spotify.com/pod/show/pbpetv

Ainda, de acordo com o voto, analisado na sessão desta terça-feira (24), a prefeitura aplicou 41,44% com a folha de pessoal, observando o limite de 54% da Lei de Responsabilidade Fiscal, e o devido recolhimento das contribuições previdenciárias devidas ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Entretanto, foram encontradas algumas deficiências, como o não repasse de contribuições patronais ao RGPS em valor equivalente a 2,25% do devido no exercício, e a abertura de créditos adicionais acima do limite autorizado pela Lei Orçamentária Anual.

“As falhas, no contexto em análise, devem ser encaminhadas ao campo das determinações/recomendações, para adoção de medidas que evitem que se repitam em exercícios futuros”, apontou o relator.

Sendo assim, foram feitas algumas recomendações ao gestor, entre elas para que evite a abertura de créditos adicionais acima do limite autorizado pela Lei orçamentária; que elabore o cronograma financeiro que mais se aproxime da realidade, efetuando um planejamento mensal apropriado ao histórico de arrecadação e desembolsos financeiros do município, e que adote medidas de controle para assegurar que as receitas de contribuição para o custeio da iluminação pública sejam registradas contabilmente de acordo com o que determina a lei.

O voto foi aprovado pelos conselheiros Eduardo Porto (presidente da Primeira Câmara) e Valdecir Pascoal. Representou o Ministério Público de Contas na sessão a procuradora Eliana Lapenda.

CONTAS DE GOVERNO – São contas globais que refletem a situação das finanças do município, revelando o planejamento governamental, a política fiscal e previdenciária, os níveis de endividamento, o atendimento ou não aos limites previstos para a saúde, educação, despesa com pessoal e repasse ao Poder Legislativo, bem como o atendimento às normas que disciplinam a transparência da administração pública.

Giro Mata Norte

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovem de 18 anos é executado a tiros em Goiana, PE

Jovem de 18 anos é executado a tiros em Goiana, PE

Na manhã do último sábado (15), um jovem identificado como Wemerson Precio Lira Barbosa, de 18…
Jornalista denuncia falta de vaga na UTI para a mãe no Sassepe

Jornalista denuncia falta de vaga na UTI para a mãe no Sassepe

A jornalista Meiry Lanunce usou suas redes sociais para expressar revolta contra o Sassepe, plano de…
Conheça os Prefeitos que passaram pela prefeitura de Itambé nos últimos 95 anos

Conheça os Prefeitos que passaram pela prefeitura de Itambé nos últimos 95 anos

Itambé, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, tem uma história política marcada por diversas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *