- 25/02/2025
- Sem Comentário
- 3 Minutos de Leitura
TCE-PB Bloqueia Contas de 12 Prefeituras e 5 Câmaras na Paraíba
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou, nesta segunda-feira (24), o bloqueio das contas de doze prefeituras e cinco câmaras municipais. A medida foi oficializada por meio de ofícios assinados pelo conselheiro Fábio Nogueira, encaminhados à Superintendência Regional do Banco do Brasil.
Segundo o TCE-PB, o bloqueio foi motivado pelo atraso no envio dos balancetes mensais referentes ao mês de dezembro de 2024. Com isso, as prefeituras e câmaras afetadas estão impedidas de realizar movimentações financeiras por meio de cheques ou qualquer outro documento de débito, sendo permitidas apenas transferências para aplicações financeiras que preservem o poder aquisitivo dos recursos.
Prefeituras com Contas Bloqueadas
- Aguiar
- Cachoeira dos Índios
- Cacimba de Areia
- Coxixola
- Curral de Cima
- Esperança
- Ingá
- Mãe D’Água
- Mari
- Mulungu
- Paulista
- Santa Rita
Câmaras Municipais Bloqueadas
- Bom Sucesso
- Cacimba de Areia
- Cuité
- Mãe D’Água
- Soledade
Importância dos Balancetes Mensais
O bloqueio das contas ocorre quando os gestores não cumprem a obrigação de enviar os balancetes mensais ao Tribunal de Contas. Esses documentos são fundamentais para a fiscalização e o controle das finanças públicas, permitindo ao TCE-PB verificar a regularidade das receitas e despesas dos municípios. A ausência dos balancetes prejudica a transparência e a prestação de contas à sociedade, além de comprometer a análise adequada das finanças públicas.