• 02/07/2022
  • Sem Comentário
  • 2 Minutos de Leitura

TCE recomenda aprovação com ressalvas das contas do prefeito de Goiana

TCE recomenda aprovação com ressalvas das contas do prefeito de Goiana

A Segunda Câmara emitiu parecer prévio, em sessão realizada no último dia 16, recomendando à Câmara Municipal de Goiana a aprovação com ressalvas das contas do prefeito da cidade, Eduardo Honório Carneiro, relativas ao exercício de 2020. Sob relatoria da conselheira Teresa Duere, o processo (TC nº 21100400-5) trata de uma análise de Prestação de Contas de Governo.

De acordo com o relatório de auditoria, todos os valores e limites constitucionais e legais foram cumpridos pela gestão. As ressalvas contidas na decisão, no entanto, dizem respeito a irregularidades consideradas leves, verificadas pela equipe técnica do TCE.

Uma margem de erro de 93,1% na estimativa das receitas de capital, por exemplo, “denota a necessidade de aperfeiçoamento da metodologia utilizada no cálculo, que deve se basear em elementos racionais e objetivos, além de considerar os critérios elencados na Lei de Responsabilidade Fiscal”, diz o voto da relatora. Segundo ela, também “há deficiências na elaboração do cronograma de execução mensal de desembolso, demonstrando o evidente distanciamento do planejamento com a realidade municipal”.

A auditoria verificou, ainda, que a gestão municipal não disponibilizou integralmente para a sociedade o conjunto de informações exigido no ordenamento jurídico, apresentando nível “moderado” no levantamento do Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE).

Sendo assim, no voto aprovado à unanimidade, a conselheira Teresa Duere determinou à Prefeitura de Goiana que fortaleça o planejamento orçamentário mediante previsões adequadas para receita e para despesa e que atenda às exigências legais na programação financeira. Ademais, estabeleceu o aprimoramento dos cronogramas mensais de desembolso para os exercícios seguintes e o desenvolvimento de mecanismos de controle que mitiguem a inconsistência na prestação de informações.

O voto foi aprovado pelos demais membros do Colegiado, conselheiros Dirceu Rodolfo (presidente da Segunda Câmara) e Carlos Neves. O procurador Ricardo Alexandre representou o Ministério Público de Contas.

ASSUNTOS RELACIONADOS

João Campos Visita Goiana para Apoiar Marcílio Régio em Eleição Suplementar

João Campos Visita Goiana para Apoiar Marcílio Régio em Eleição Suplementar

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), estará em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, nesta…
Pesquisa Eleitoral em Goiana Aponta Favoritismo de Marcílio Régio na Disputa pela Prefeitura

Pesquisa Eleitoral em Goiana Aponta Favoritismo de Marcílio Régio na Disputa pela Prefeitura

A mais recente pesquisa eleitoral sobre a eleição suplementar para prefeito de Goiana, realizada pela empresa…
Mãe Clama por Justiça Após Filha de 4 Anos Ser Morta por Bala Perdida no Recife

Mãe Clama por Justiça Após Filha de 4 Anos Ser Morta por Bala Perdida no Recife

Com o coração partido e a dor estampada no rosto, Elaine da Silva Santos, de 31…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *