- 08/11/2024
- Sem Comentário
- 233
- 2 Minutos de Leitura
Trump convida Bolsonaro para sua posse, e ex-presidente aceita convite, apesar de restrições judiciais
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu um convite pessoal de Donald Trump para participar de sua cerimônia de posse em janeiro, em Washington. A conversa aconteceu por telefone, logo após a vitória do republicano nas eleições norte-americanas, com intermediação do deputado Eduardo Bolsonaro, que traduziu o diálogo entre os ex-presidentes.
Embora esteja impedido de deixar o Brasil devido a uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro teria afirmado que pretende ir aos Estados Unidos para prestigiar Trump. No breve diálogo, o ex-presidente do Brasil agradeceu o convite, mas evitou mencionar as dificuldades que enfrentará para obter a autorização necessária para a viagem. Desde fevereiro, Bolsonaro está sob restrições impostas pelo STF, incluindo a apreensão de seu passaporte, devido às investigações relacionadas aos eventos de 8 de janeiro.
Conforme informações de Lauro Jardim, colunista de O Globo, a ida de Bolsonaro aos EUA depende agora de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, que poderá autorizar ou negar o pedido, a depender dos trâmites jurídicos e da avaliação de risco das autoridades brasileiras.
Com informações do Terra