• 17/10/2023
  • Sem Comentário
  • 4 Minutos de Leitura

UPA incompleta e depredada no Conde

UPA incompleta e depredada no Conde

O município do Conde fica no Litoral Sul e faz divisa com João Pessoa. Lá, a população aguarda a conclusão da construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) há uma década. O convênio com o Governo Federal foi firmado em 2013 e o investimento inicial foi de quase R$ 2 milhões. Paralisada desde 2015, a prefeitura retomou a construção em 2021, e gastou mais R$ 500 mil de recursos próprios. Porém, a empresa não continuou a obra, que parou por falta de dinheiro.

A aposentada Marizete Alves da Silva é revoltada com a situação:

“Eu sei que as janelas de vidros levaram todas, não tem mais nenhuma. Além disso, aqui não tem hospital. Às vezes, até pra pegar uma ambulância, é de duas a três horas para ela chegar na porta da gente”, contou.

https://podcasters.spotify.com/pod/show/pbpetv

No local da construção, a sensação de revolta de dona Marizete é justificada. A estrutura está pronta, já haviam sido feitas instalações de forros, portas, janelas e até da rede elétrica. Mas o que se vê, atualmente, é destruição: do forro ao chão, tudo foi destruído por ladrões que furtaram os cabos de energia. Uma porta de vidro foi levada, e apenas mais uma segue ainda no lugar, que não tem proteção por meio de muros, grades, porteiros, portões ou vigilantes.

A prefeitura do Conde diz que a empresa que foi contratada para executar a obra deveria ter feito a segurança do local para evitar o vandalismo.

“Em parte destes furtos, a empresa ainda tinha o contrato vigente, e era responsável até mesmo por isso. Alguns materiais foram retirados pela própria prefeitura, para evitar depenarem a obra e tirarem as coisas de dentro. [Na época] Foi acionada a Polícia Civil, e também a gente notificou a empresa relatando o que estava faltando e que já tinha sido pago pela gestão”, disse o secretário de Planejamento do Conde, Márcio Simões.

Fotos: Beto Silva/TV Cabo Branco

Uma nova pactuação com o Governo Federal está sendo feita. Um novo projeto, com nova liberação de receitas, deve ser apresentado, o que representa mais custos para os cofres públicos.

“Nós fizemos todas as atualizações das tabelas e das planilhas para dar continuidade na obra em si, e a prefeita está batalhando atrás de novos recursos para poder dar seguimento e entregar essa obra tão importante para a população”, concluiu o secretário.

g1/PB e TV Cabo Branco

PBPE Podcast

ASSUNTOS RELACIONADOS

Paraíba Oferece Mais de 800 Oportunidades de Emprego em Janeiro: Confira as Vagas Disponíveis

Paraíba Oferece Mais de 800 Oportunidades de Emprego em Janeiro: Confira as Vagas Disponíveis

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) abre o ano de 2025 disponibilizando 807 vagas…
Adriano Galdino anuncia pré-candidatura ao Governo da Paraíba: “Minha campanha começa agora”

Adriano Galdino anuncia pré-candidatura ao Governo da Paraíba: “Minha campanha começa agora”

O deputado estadual Adriano Galdino oficializou sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba, marcando o início de…
PRF Cumpre Mandado de Prisão no Conde

PRF Cumpre Mandado de Prisão no Conde

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu, no final da tarde do último sábado (27), na BR-101,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *